O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC) disparou um míssil de um helicóptero que atingiu uma réplica de um porta-aviões dos EUA durante exercícios militares no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, informou a mídia local.

Imagens dos exercícios transmitidos na televisão estatal em 28 de julho mostraram o míssil disparado de um helicóptero deixando um rastro de fumaça antes de parecer acertar o costado da réplica do navio de guerra.

Outras imagens do exercício, apelidado de Payambar-e Azam 14 (O Grande Profeta), mostravam lanchas em volta da réplica, comandos de rapel no convés de voo da embarcação e forças de mergulho simulando ações de sabotagem.

As baterias antiaéreas foram vistas atirando de um local que a reportagem descreveu como próximo à cidade portuária de Bandar Abbas.

Veículos terrestres também lançaram mísseis e tropas empregaram mísseis de ombro.

A Marinha dos EUA condenou o “comportamento irresponsável e imprudente do Irã”, chamando-o de uma tentativa de “intimidar e coagir”.

O exercício militar ocorre um dia depois que imagens de satélite fornecidas pela empresa de tecnologia espacial Maxar Technologies, com sede nos EUA, mostraram que o Irã colocou a réplica de um porta-aviões americano no Estreito de Ormuz.

Teerã, que se opõe à presença das Marinhas dos EUA e do Ocidente no Golfo, freqüentemente realiza jogos de guerra naval no estreito estratégico, pelo qual passam 20% de todo o petróleo comercializado.

FONTE: Radio Free Europe/Radio Liberty

Subscribe
Notify of
guest

142 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments