Marinha Helênica incorpora 6ª FAC classe ‘Super Vita’
A Marinha Helênica incorporou a sexta embarcação rápida de ataque de mísseis guiados da classe Super Vita (classe “Roussen”) Karathansis (indicativo visual P78) com uma cerimônia realizada no Estaleiro Naval de Scaramanga em 28 de julho.
O Ministro da Defesa da Grécia, Presidente da Comissão Parlamentar Permanente de Defesa e Relações Exteriores do Parlamento, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Gregas e Chefe da Marinha Helênica participaram da cerimônia.
O ministro da Defesa da Grécia, Nikolaos Panagiotopoulos, enfatizou a importância do poder naval da Grécia na região do Mar Egeu e do Mediterrâneo Oriental.
“As poderosas forças armadas enviam uma mensagem para inimigos e aliados: embora um país pacífico se comprometa com os princípios do direito internacional e com a cooperação dos povos, a Grécia pode, a qualquer momento, exercer seu poder sobre ele para defender seus direitos soberanos”, disse o ministro.
O navio recebeu o nome de um piloto de helicóptero AB-212 que perdeu a vida durante a crise da Imia entre a Turquia e a Grécia em 1996.
A classe “Roussen” é composta de sete barcos rápidos de ataque de mísseis de design britânico aprimorados e personalizados para a Marinha Helênica, também conhecida como Super Vita.
O projeto da classe “Roussen” baseia-se em barcos menores da classe “Vita” que servem na Marinhas do Qatar, bem como em embarcações de tamanho semelhante construídas para o Omã e outros países. O casco é feito de aço e a superestrutura é de alumínio, e a empresa Vosper Thornycroft (atualmente BAE Systems Surface Ships) forneceu o sistema de transmissão de eletricidade, o conselho de administração, equipamentos elétricos e sistemas.
O principal armamento dos navios são oito mísseis antinavio Exocet MM40 Bloco II/III, com alcance de até 70/180 km, respectivamente. Eles são complementados por um canhão naval Otobreda de 76 mm no arco e dois canhões menores de 30 mm como armas secundárias localizadas na superestrutura dos navios.
A principal arma antiaérea e antimíssil da embarcação é o sistema de mísseis RAM RIM-116, que compreende um lançador Mk-31 a bordo com 21 mísseis, bem como os sistemas de medidas de suporte eletrônico DR3000 e AR900 e o lançador de chamariz Mk36 SRBOC. Diferentemente dos navios anteriores, o HS Karathanasis possui o sistema Vigile-100 ESM.
O conjunto de sensores responsável pela identificação e localização oportuna dos alvos de superfície e aéreos inclui o radar de vigilância MW08 3D em banda G , o rastreador de alvo eletro-óptico Mirador e o radar Scout MkII de baixa probabilidade de interceptação que é controlado pelo sistema de gerenciamento de combate TACTICOS.
FONTE: navalnews.net