Marinha do Bahrein compra o ex-navio-patrulha HMS Clyde da Royal Navy
De acordo com um tweet divulgado pela conta Navy Lookout, em 8 de agosto de 2020, o ex-navio de patrulha offshore HMS Clyde da classe “River” da Marinha Britânica foi vendido pela BAE Systems Maritime ao Bahrain.
Agora renomeado BNS Al-Zubarah, foi entregue à Marinha do Bahrein em uma cerimônia em Portsmouth em 7 de agosto de 2020.
Em fevereiro de 2005, o Ministério da Defesa fez um pedido à VT para o aluguel de um quarto navio de patrulha offshore da classe “River” modificado. Este quarto navio, o Clyde, foi construído no estaleiro de Portsmouth e substituiu os dois navios de patrulha da classe “Castle” para tarefas em torno do Atlântico Sul e das Ilhas Malvinas.
O HMS Clyde foi lançado em 14 de junho de 2006 na Base Naval de Portsmouth pelos estaleiros do Grupo VT em Portsmouth, Inglaterra.
O HMS Clyde tem casco com comprimento de 81,5 m, velocidade máxima de 21 nós (39 km/h), um canhão de 30 mm, duas miniguns e suportes para cinco metralhadoras de uso geral. O casco alongado do Clyde permitiu um convoo reforçado de 20 metros, capaz de acomodar um helicóptero do tamanho do Merlin.
O navio tem deslocamento de carga total entre 1.850 e 2.000 toneladas. Ele é movido por dois motores Ruston 12RK 270 desenvolvendo 4.125 kW (5.532 HP) a 1.000 rpm.
O HMS Clyde depois de desativado chegou a ser oferecido à Marinha do Brasil, que declinou a oferta.