Na quarta-feira, 19 de agosto, a Marinha Finlandesa conduziu seu primeiro tiro de torpedo no Mar do Arquipélago com um torpedo TP45 emprestado da Försvarets Materialverk, FMV, Administração Sueca de Materiais de Defesa.

O disparo foi conduzido pela embarcação de ataque rápido Tornio. Esta foi a primeira vez que um torpedo foi lançado de uma embarcação de ataque rápido da classe “Hamina” e a primeira vez em décadas que a Marinha Finlandesa operou uma peça de armamento de torpedo.

– O objetivo do lançamento era verificar a capacidade do sistema de torpedo TP45 como parte da atualização das embarcações de ataque rápido da classe “Hamina”. O armamento testado melhorará significativamente a capacidade de guerra antissubmarino da Marinha e continuará sendo aprimorado com a introdução do novo TP47 em alguns anos, disse o Comandante da Marinha Finlandesa, Contra-Almirante Jori Harju.

– A capacidade de subsuperfície é uma parte essencial das operações navais modernas e, quando concluído, este projeto permitirá que a Marinha tenha poder de ataque contra alvos aéreos, de superfície e submarinos.

Sistema de torpedo moderno que pode operar no Mar Báltico

A Marinha Finlandesa fez um pedido à Saab para entregas de torpedos e sistemas de combate associados para a embarcação de ataque rápido da classe “Hamina” e futuras corvetas da classe “Pohjanmaa”. O Saab Lightweight Torpedo (TP47) sucedendo ao sistema TP45 atual será instalado nessas classes de embarcações.

O TP47 é um torpedo leve projetado especialmente para operações antissubmarino em águas litorâneas rasas. É eficaz também em águas azuis e contra vasos de superfície. Devido às suas características versáteis, é extremamente adequado para operar no ambiente operacional naval do Mar Báltico e da costa finlandesa, e representa a melhor tecnologia em guerra subaquática.

O sistema de torpedo TP47 será colocado em serviço em 2023. Até então, o TP45 estará em serviço. O projeto Torpedo é uma prova prática de quão bem o material e a cooperação de treinamento entre a Finlândia e a Suécia funcionam.

O Traficom e a Guarda de Fronteira apoiaram o exercício de lançamento do torpedo, suspendendo o tráfego marítimo na área de exercício durante os disparos.

FONTE: Marinha Finlandesa

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments