Caça F/A-18 Super Hornet faz testes de ‘ski jump’ para a Marinha Indiana
O jato de combate da Boeing está disputando um contrato da Marinha Indiana que opera porta-aviões com rampa de decolagem
A Boeing está testando um F/A-18E/F Super Hornet em decolagens usando um ski jump baseado em terra na Naval Air Station Patuxent River em Maryland.
Os testes fazem parte de um esforço de demonstração para a Marinha da Índia para provar que a aeronave pode operar em porta-aviões configurados para decolagem curta e pouso enganchado (STOBAR), como o INS Vikramaditya e o futuro INS Vikrant.
O analista de defesa indiano Saurabh Joshi foi um dos primeiros a revelar o teste de voo em uma série de tweets em 19 de agosto de 2020.
O fabricante de aviões com sede em Chicago posteriormente confirmou que este programa de demonstração de ski jump está ocorrendo atualmente no Rio Patuxent, embora não está claro quando exatamente começou. A estação aérea naval tem um ski jump baseado em solo que foi usado durante os testes da variante F-35B do Joint Strike Fighter com capacidade de decolagem curta e aterrissagem vertical.
“A Boeing e a Marinha dos Estados Unidos estão nas fases iniciais de operação de um F/A-18 Super Hornet de um ski jump na Naval Air Station Patuxent River para demonstrar que é compatível com STOBAR para a Marinha indiana”, disse Justin Gibson, porta-voz da Boeing, ao site The War Zone.
“A Boeing concluiu uma extensa análise e mais de 150 simulações de voo na compatibilidade do F/A-18 com porta-aviões indianos e, embora nossa avaliação tenha mostrado que o Super Hornet Block III é muito capaz de decolar com um ski jump, esta é a próxima etapa de demonstrar essa capacidade. Mais detalhes serão divulgados após a conclusão do teste de demonstração.”