RIMPAC2020: Navio desativado é afundado em exercício de tiro real
OCEANO PACÍFICO — Tiro real de navios e aeronaves participantes do exercício Rim of the Pacific (RIMPAC) afundou o navio anfíbio de carga desativado ex-USS Durham (LKA 114), no dia 30 de agosto.
O exercício de afundamento (SINKEX) proporcionou às unidades participantes a oportunidade de ganhar proficiência e confiança em suas armas e sistemas por meio de um treinamento realista que não poderia ser duplicado em simuladores.
“A simulação é uma parte crítica do nosso treinamento, mas não há nada melhor do que conduzir o treinamento de tiro real”, disse a capitã da Marinha Real Australiana Phillipa Hay, comandante da RIMPAC 2020 Task Force One. “Os exercícios de afundamento são uma forma importante de testar nossas armas e sistemas de armas da maneira mais realista possível. Isso demonstra que, como força combinada, somos capazes de uma guerra de ponta”.
As antigas embarcações da Marinha usadas em SINKEXs, conhecidas como cascos, são preparadas em estrita conformidade com os regulamentos prescritos e aplicados pela Agência de Proteção Ambiental sob uma licença geral da Marinha de acordo com a Lei de Proteção, Pesquisa e Santuários da Marinha.
Cada SINKEX deve afundar o casco em pelo menos 1.000 braças (6.000 pés) de água e pelo menos 50 milhas náuticas da terra. Pesquisas são realizadas para garantir que pessoas e mamíferos marinhos não estejam em uma área onde possam ser feridos durante o evento.
Antes de ser transportado para participação em um SINKEX, cada embarcação é submetida a um rigoroso processo de limpeza, incluindo a remoção de todos os bifenilos policlorados líquidos (PCBs) de transformadores e grandes capacitores, pequenos capacitores e todo lixo, flutuável, materiais contendo mercúrio ou fluorocarbono e itens de PCB sólidos prontamente destacáveis. O óleo também é limpo de tanques, tubulações e reservatórios.
Um gerente de meio ambiente, segurança e saúde da Marinha e um supervisor de garantia de qualidade inspecionam a remediação ambiental conduzida na preparação do uso de um navio em um SINKEX. Após a conclusão da remediação ambiental, o gerente e o supervisor fornecem a certificação assinada do trabalho de acordo com os requisitos da EPA.
O Ex-Durham era um navio cargueiro anfíbio da classe “Charleston” comissionado em 24 de maio de 1969 e desativado em 25 de fevereiro de 1994. O navio recebeu o nome de Durham, Carolina do Norte, e serviu durante a Guerra do Golfo.
Dez nações, 22 navios de superfície, um submarino e aproximadamente 5.300 militares participaram do RIMPAC de 17 a 31 de agosto nas águas ao redor das ilhas havaianas. A atividade apenas no mar para o RIMPAC 2020 foi desenvolvida para garantir a segurança de todas as forças militares participantes e da população do Havaí, minimizando os contingentes em terra, enquanto estabelece um equilíbrio entre o combate a futuros adversários e a ameaça COVID-19.
O RIMPAC oferece uma oportunidade única de treinamento projetada para promover e manter relacionamentos cooperativos que são essenciais para garantir a segurança das rotas marítimas e dos oceanos interconectados do mundo. O RIMPAC 2020 é o 27º exercício da série que começou em 1971.
FONTE: US Navy