Construção do terceiro porta-aviões da China ‘progride sem problemas’
Já se passaram quase dois anos desde que a Agência de Notícias Xinhua revelou que o terceiro porta-aviões (Type 003) da China estava em construção, e relatos recentes da mídia sugerem que o trabalho está progredindo sem problemas e que o lançamento do navio de guerra está próximo.
Uma reportagem de fim de semana de uma revista da indústria de defesa chinesa previu que o porta-aviões poderá ser lançado logo no final de 2020, embora especialistas tenham dito no domingo que o lançamento também poderá ocorrer no início de 2021.
Citando fotos tiradas por residentes locais e imagens comerciais de satélite amplamente divulgadas nas redes sociais, a Ordnance Industry Science Technology, uma revista de defesa de Xi’an, relatou na sexta-feira que uma doca no estaleiro Jiangnan, com sede em Xangai, foi liberada em junho, e logo após seções do casco do que se acredita ser o terceiro porta-aviões do país foram trazidas para a montagem final.
De acordo com fotos tiradas no início de setembro, o navio de guerra tomou forma, faltando apenas a proa bulbosa, disse a reportagem.
Se tudo correr bem, o terceiro porta-aviões deve ficar pronto em novembro ou dezembro, e ser lançado até o final do ano e depois montado, previu a reportagem.
O especialista naval Li Jie baseado em Pequim disse ao Global Times no domingo que a data de lançamento precisaria ser decidida com base no progresso real da construção. Embora isso possa acontecer no final do ano, como afirma a reportagem, também pode ocorrer no início de 2021, o que é mais provável, se a construção correr conforme o planejado.
Especialistas militares chineses previram em novembro de 2018, quando a existência do terceiro porta-aviões da China foi revelada ao público em geral pela primeira vez pela Xinhua, que o navio de guerra deveria ser lançado em dois anos e meio.
A Xinhua relatou na época que o porta-aviões estava sendo construído em um dique.
Ao contrário do Shandong, o segundo porta-aviões da China, o terceiro usa um método de construção mais avançado, no qual grandes seções do casco são construídas em locais diferentes e enviadas para o local de montagem final, informou a Ordnance Industry Science Technology, observando que esse método pode encurtar o tempo de construção.
Este método é amplamente utilizado em todo o mundo, disse Li, observando que após as seções do casco serem construídas separadamente, alguns trabalhos de equipamento serão realizados com antecedência antes da montagem final, o que também reduzirá o tempo total de equipamento.
Citando medições aproximadas feitas por entusiastas militares com base nessas fotos, Ordnance Industry Science Technology previu o tamanho do terceiro porta-aviões. Ela disse que o navio de guerra terá cerca de 320 metros de comprimento, ultrapassando os 305 metros do Shandong.
Embora essas medidas sejam apenas aproximadas, a reportagem afirma que isso significa que o terceiro porta-aviões certamente terá um deslocamento total de mais de 80 mil toneladas, o que o torna um porta-aviões pesado. Em comparação, os dois primeiros porta-aviões da China, o Liaoning e o Shandong, têm deslocamento total de cerca de 60.000 toneladas e são considerados porta-aviões de médio porte, disseram os observadores.
Outro especialista militar chinês, que pediu para não ser identificado, disse ao Global Times no domingo que, uma vez que o novo porta-aviões é maior do que os anteriores e provavelmente apresentará muitas novas tecnologias, incluindo a tecnologia de catapulta eletromagnética, a construção do navio, equipamentos e testes de mar podem demorar mais em comparação com o Shandong.
A julgar pelas fotos, o andamento da construção parece normal, observou o especialista.
FONTE: Global Times