Reino Unido anuncia investimento no porto estratégico de Omã
O Secretário de Defesa do Reino Unido anunciou um investimento adicional de £ 23,8 milhões no centro de logística do Reino Unido no porto de Duqm, como parte de uma visita a Omã e Qatar para discutir desafios de segurança compartilhados e colaboração futura.
O investimento no porto de Omã triplicará o tamanho da base existente no Reino Unido e ajudará a facilitar os deslocamentos da Marinha Real para o Oceano Índico. Ele também tem uma instalação de doca seca que poderá apoiar os dois porta-aviões do Reino Unido, HMS Queen Elizabeth e HMS Prince of Wales.
O porto foi usado em 2018 para o Exercício Saif Sareea 3 e a expansão dará suporte ao treinamento do Exército Britânico em Omã.
Na etapa da visita ao Catar, o Secretário de Defesa ofereceu apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2022, com o Reino Unido pronto para fornecer conselhos e orientações necessários para realizar um evento seguro e bem-sucedido.
O secretário de Defesa, Ben Wallace, disse: “As amizades de longa data entre o Reino Unido e os países do Golfo são mais importantes do que nunca. Com interesses comuns de defesa e segurança, é vital trabalharmos juntos para a estabilidade regional e global. Nossos vínculos comerciais também são fortes – do algodão ao aeroespacial.
“Seja enfrentando o Daesh ou tornando nossas ruas no Reino Unido mais seguras graças às nossas redes de inteligência, são relacionamentos extremamente valiosos que tenho o prazer de poder renovar esta semana.”
O Reino Unido e muitos dos estados do Golfo trabalham juntos no combate ao terrorismo, compartilhando informações e recursos para combater o extremismo violento. Omã e Qatar são todos membros da Coalizão Global contra o Daesh ao lado do Reino Unido, onde trabalham juntos para combater a ideologia violenta e a rede de combatentes terroristas.
O Secretário de Defesa pôde ver isso em primeira mão quando visitou o Centro de Operações Aéreas Combinadas no Catar, onde ataques são coordenados como parte da Operação Shader, o nome da contribuição militar do Reino Unido para a Coalizão Global.
A importância da região do Golfo para a segurança global também foi demonstrada no ano passado, quando a Marinha Real ajudou a proteger a liberdade de navegação ao escoltar navios de carga através do Estreito de Ormuz, um canal de navegação vital para o comércio internacional.
Os detalhes de dois ataques de aeronaves não tripuladas Reaper da RAF contra o Daesh também foram divulgados pelo Ministério da Defesa, que foram coordenados pelo Grupo Aéreo Expedicionário No.83 da RAF em Al Udeid, Qatar.
FONTE: Ministério da Defesa do Reino Unido