Fragata desativada USS Curtis é afundada no exercício Valiant Shield 2020
Oceano Pacífico — Forças armadas conjuntas dos EUA realizaram um exercício de mísseis de tiro real multiplataforma, em 19 de setembro, envolvendo munições lançadas de plataformas de superfície, aéreas e submarina para afundar a fragata USS Curts (FFG 38) desativada como parte do exercício Valiant Shield 2020.
O exercício de afundamento (SINKEX) combinou uma sequência orquestrada de munições reais visando o casco da ex-USS Curts, incluindo munições lançadas do ar de esquadrões de asa fixa e rotativa da Carrier Air Wing (CVW) 5, embarcada no USS Ronald Reagan (CVN 76), mísseis lançados de superfície dos cruzadores USS Antietam (CG 54) e Shiloh (CG 67), um míssil lançado de subsuperfície do submarino de ataque rápido USS Chicago (SSN 721) da classe de Los Angeles (SSN 721), bem como várias aeronaves de apoio da Marinha e da Força Aérea dos EUA.
O Valiant Shield é um exercício de treinamento de campo bienal (FTX) apenas dos EUA com foco na integração do treinamento conjunto em um ambiente de águas azuis entre as forças armadas dos EUA.
Este treinamento permite proficiência no mundo real em sustentar forças combinadas por meio da detecção, localização, rastreamento e engajamento de unidades no mar, no ar, na terra e no ciberespaço em resposta a uma variedade de áreas de missão.
Até o momento da primeira versão deste post, a Marinha dos EUA ainda não tinha divulgado imagens do navio sendo atingido.