Colômbia recebe corveta da Coreia do Sul, a ARC Almirante Tono
Em cerimônia realizada na Base Naval de Jinhae, na Coreia do Sul, a Marinha da Colômbia (ARC) recebeu oficialmente a corveta ARC Almirante Tono, transferida pela Marinha da Coreia.
Os eventos aconteceram no marco do 70º aniversário da Guerra da Coreia, da qual a Colômbia participou com um componente naval, sob o mandato das Nações Unidas.
A corveta (CM-56) partirá no dia 3 de outubro com destino à Base Naval ARC Bolívar, onde está prevista sua chegada no final de novembro.
A embarcação será desdobrada pela ARC nas águas do Mar do Caribe, desenvolvendo operações de controle e vigilância marítima, bem como antinarcóticos e operações de busca e resgate.
A corveta é uma unidade classe “Po Hang”, segunda unidade que a Coreia do Sul doa para a Colômbia após a transferência da atual ARC Nariño, uma corveta classe “Donghae” com 1.200 toneladas de deslocamento, comprimento de 78,1 metros, boca de 10 metros, autonomia de 4.000 milhas náuticas, tripulação de 95 pessoas, velocidade máxima de 32 nós, orientação para a guerra antissuperfície que foi incorporada em 2013.
A ARC Almirante Tono, era a Iksan PCC-768, em serviço na Marinha da Coreia do Sul, lançada em 24 de março de 1987 e descomissionada em 31 de dezembro de 2018.
A classe “Po Hang” é um projeto posterior à classe “Donghae”, desloca 1.220 toneladas métricas em plena carga, tem um comprimento de 88,30 metros, boca de 10 metros, calado de 2,9 metros, propulsão CODOG (uma turbina GE LM2500 e dois motores a diesel MTU ), velocidade máxima de 32 nós, sistema de combate WSA-423, sonar de casco AN/SQS-58, dois canhões OTO Melara de 76 mm e dois lançadores duplos de mísseis antinavio.