IMAGENS: Carrier Strike Group do Reino Unido
A Marinha Real Britânica divulgou imagens do UK Carrier Strike Group (CSG) formado pela primeira vez, em uma demonstração impressionante de poder marítimo.
O comandante do CSG, Commodore Steve Moorhouse, saudou uma nova era em operações: “O UK Carrier Strike Group é a personificação do poder marítimo britânico e está situado no centro de uma Marinha Real modernizada e fortalecida.”
Fornecendo a escolta fortemente armada para o majestoso porta-aviões de 280 metros de comprimento e 65.000 toneladas, HMS Queen Elizabeth, estão os contratorpedeiros britânicos HMS Diamond e HMS Defender ao lado das fragatas HMS Kent e HMS Northumberland, com o apoio do destróier USS The Sullivans e da fragata holandesa HNLMS Evertsen.
Garantindo que esta impressionante formação de poder de ataque da OTAN possa permanecer no mar estão os navios de apoio da frota Royal Fleet Auxiliary (RFA) RFA Tideforce e RFA Fort Victoria, com todos os nove navios (incluindo o porta-aviões) neste mês de outubro participando do exercício multinacional Joint Warrior no norte da Grã-Bretanha.
Enquanto os navios de guerra navegavam em mar agitado, dispostos no vasto convés de voo do HMS Queen Elizabeth, havia uma dúzia de jatos de ataque F-35B e quatro helicópteros Merlin. Os jatos são do esquadrão 617 da RAF e Royal Navy e do Marine Fighter Attack Squadron 211 (VMFA-211) do US Marine Corps (com mais três jatos e sete helicópteros no hangar).