Marinha Russa testa o Zircon, míssil de cruzeiro hipersônico
Um míssil de cruzeiro hipersônico Zircon atingiu com sucesso um alvo no Mar de Barents, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia. Os militares destacaram que o míssil voou cerca de 450 quilômetros, atingindo velocidade de Mach 8.
O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou o teste bem-sucedido do míssil Zircon, afirmando que foi um evento importante para o país e contribui para a segurança do mesmo. Ele também expressou gratidão a todas as pessoas envolvidas no projeto, agradecendo ao Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e ao Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas, Valery Gerasimov.
“Gostaria de agradecer a todos vocês pelo trabalho realizado, por seus resultados e expressar esperança de que, no futuro, todos os especialistas envolvidos no rearmamento das forças armadas russas continuarão a trabalhar de forma tão eficiente e persistente quanto tem feito até aqui”, disse o presidente durante videoconferência com o Estado-Maior.
Putin fez a declaração depois que os militares confirmaram a conclusão bem-sucedida do teste.
“Ontem, a fragata Almirante Gorshkov lançou o míssil de cruzeiro Zircon do Mar Branco em um alvo localizado no Mar de Barents. A tarefa foi concluída com sucesso, um impacto direto foi registrado. O alcance do voo atingiu 450 quilômetros [279 milhas], a altitude máxima totalizou 28 quilômetros, e a duração do voo totalizou 4,5 minutos. O míssil desenvolveu uma velocidade de Mach 8”, disse o general Gerasimov.
O 3M22 Zircon é um míssil de cruzeiro hipersônico antinavio de manobra com motor scramjet que deverá entrar em serviço nos próximos anos.
Os testes do Zircon começaram em 2015, com quase uma dúzia de lançamentos concluídos até 2018. O presidente Putin mencionou o Zircon em seu discurso de 2018 ao parlamento como um dos principais sistemas estratégicos capazes de escapar das defesas antimísseis americanas e, assim, garantir a capacidade de resposta da Rússia.
FONTE: Sputnik News