LCS USS Gabrielle Giffords faz PASSEX com a Marinha de El Salvador
O Littoral Combat Ship (LCS) USS Gabrielle Giffords participou de um exercício de passagem com a Marinha de El Salvador enquanto destacado para a 4ª Frota dos EUA.
O navio apoia a missão da Força Tarefa Interagências Conjunta Sul, que inclui o combate ao tráfico de drogas ilícitas no Caribe e no Pacífico Oriental.
Nas imagens, o LCS operando com os barcos da Fuerza Naval de El Salvador.
Deus me perdoe, mas quando vi as fotos e os tamanhos dos navios, eu comecei a rir…
Trata-se questão de chorar, não de rir.
E os países da América Central são paupérrimos, e geram um PIB muito baixo para a população que dispõe. Indústrias não tem, logo não geram riquezas, impostos e empregos. Só dedicam ao turismo, mas mesmo assim, deixam a desejar, além de estarem na rota de Tufões, inundações, e outros desastres ambientais.
A primeira foto mostra a soma de toda a força marítima da América Central.
Talvez da América Latina toda.
Ainda acho que esses LCS foram o maior equivoco da USNAVY…
por isso resolveram descontinuar, e partir para fragatas de novo.
O LCS foi pensado para cenários de não guerra ou guerra assimétrica, como o Líbano ( UNIFIL ) por exemplo. Pra isso eles servem muito bem, sendo pouco mais que OPVs vitaminados.
Ocorre que o aumento das marinhas potencialmente hostis a USN pedem por vasos mais perfomantes. Daí que mesmo a poderosa marinha dos EUA não pode ter tudo ao mesmo tempo…
Foi, não. Algum dia isso ficará evidente quando o lé rimar com o tré, depois das animosidades pacificadas. Até os Zumwalt não são um equívoco: pau que dá em Chico dá em Francisco.
O equívoco foi abandonar as Fragatas.
Erro que estão corrigindo agora com a nova classe Costellation.
As pressas e com muito dinheiro envolvido.
Aliás vai ser legal de acompanhar a velocidade das entregas das Fragatas Costellation aqui no Blog.
Tio Sam não vai economizar pra entregar as 20 previstas, inicialmente, muito antes do que a gente imagina.
Os americanos realmente nunca querem ficar nem no mesmo nivel dos demais países. Tanto é que chamam corveta de litoral combat ship. E mais imponente.