Nanchang, o primeiro destróier Type 055

O destróier de mísseis guiados Type 055 desenvolvido pela China, de 10.000 toneladas, pode conter aeronaves furtivas e satélites em órbita terrestre baixa, revelou recentemente pela primeira vez uma mídia estatal, levando especialistas chineses a afirmar que as capacidades darão às forças chinesas uma vantagem fundamental sobre seus oponentes na guerra moderna.

O Type 055 está equipado com um sistema de radar de banda dupla com capacidades anti-stealth e anti-satélite em órbita baixa da Terra, informou a China Central Television (CCTV) no fim de semana.

A capacidade anti-satélite, em particular, gerou discussões entre os observadores militares.

Alguns dos sistemas de radar avançados produzidos por tecnologias modernas podem detectar aeronaves em órbita baixa da Terra, que muitas vezes circulam a Terra a uma altitude de 300 a 500 quilômetros, disse Wang Ya’nan, um especialista chinês em aviação e espaço e editor-chefe da revista Aerospace Knowledge de Beijing, ao Global Times no domingo.

Se o sistema de radar tem um desempenho alto o suficiente, ele pode não apenas detectar, mas também rastrear os satélites, disse Wang, observando que isso significa que o radar pode guiar as armas para atacar os satélites.

Com um deslocamento de mais de 10.000 toneladas, o Type 055 é um destróier de mísseis guiados de 180 metros de comprimento e 20 metros de largura com 112 células de lançamento vertical de mísseis capazes de lançar uma combinação de mísseis superfície-ar, mísseis antinavio, mísseis de ataque terrestre e mísseis antissubmarino, de acordo com relatos da mídia anteriores.

Dado o grande tamanho do Type 055, ele seria naturalmente capaz de transportar um tipo de míssil de defesa aérea capaz de atingir alvos em órbita baixa da Terra, previu Wang, observando que o sistema de radar usado no Type 055 também pode transmitir dados via cadeia de dados para forças de defesa aérea baseadas em terra que podem lançar mísseis anti-satélite.

Em um teste em 2007, a China destruiu com sucesso um satélite, informou a BBC na época. Liu Jianchao, então porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, confirmou o teste e enfatizou que a China está comprometida com o desenvolvimento pacífico do espaço sideral.

Os navios Aegis dos Estados Unidos também têm recursos anti-satélite. Em 2008, um míssil Standard Missile-3 disparado do cruzador de mísseis guiados USS Lake Erie atingiu um satélite espião dos EUA avariado, informou a Reuters na época.

Type 055 visto por cima

Os satélites de órbita terrestre baixa podem monitorar vastas regiões de campos de batalha e fornecer inteligência rica para seus operadores. Em tempo de guerra, se um lado pode suprimir satélites hostis, pode neutralizar uma parte importante de uma fonte de inteligência hostil e obter uma vantagem para si mesmo, disse Wang.

Embora seja também a primeira vez que a mídia estatal da China confirma a capacidade anti-stealth do Type 055, não é uma grande surpresa quando comparada com sua capacidade anti-satélite, já que a China já revelou vários tipos de sistemas de radar anti-stealth em muitas ocasiões, disseram observadores militares.

Os Estados Unidos equiparam a Força Aérea, a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais com caças stealth F-35, além dos caças F-22 e bombardeiros stealth B-2 previamente comissionados. Também está vendendo uma grande quantidade de F-35s para seus aliados na região da Ásia-Pacífico.

Isso torna a capacidade anti-stealth essencial para conter as ameaças potenciais dos aviões de guerra stealth dos EUA, disseram os analistas.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments