USS Zumwalt lança o primeiro míssil SM-2 em teste
WASHINGTON — O USS Zumwalt (DDG 1000) executou com sucesso o primeiro teste de tiro real do Sistema de lançamento vertical MK 57 com um míssil Standard (SM-2) no Naval Air Weapons Center Weapons Division Sea Test Range, Point Mugu, em 13 de outubro.
Como o primeiro navio da classe, o USS Zumwalt demonstrou com sucesso sua capacidade de detectar, rastrear e engajar uma ameaça de mísseis de cruzeiro antinavio com um SM-2. O teste de fogo estrutural avaliou a prontidão do material do navio contra choque e vibração do disparo da arma, bem como mediu quaisquer perigos ou degradações como resultado do disparo de munições reais.
“O teste bem-sucedido não apenas demonstra a capacidade do navio de disparar mísseis e conduzir autodefesa, mas também é um passo significativo em direção a testes e operações de sistemas de combate mais avançados para o navio de guerra mais tecnicamente inovador de nossa Marinha”, disse o Capitão Matt Schroeder, gerenciador do programa DDG 1000. “A tripulação do USS Zumwalt e o Surface Development Squadron One estão trabalhando lado a lado com a comunidade de aquisição para aprimorar a capacidade operacional deste navio.”
A furtividade dos navios e a capacidade de operar em ambientes oceânicos e próximos à costa criam um novo nível de complexidade do campo de batalha para adversários em potencial. A classe Zumwalt também funcionará como um facilitador chave na aceleração de novas capacidades de combate e no rápido desenvolvimento e validação de táticas, técnicas e procedimentos operacionais.
O DDG 1000 obteve instalação e ativação de sistema de combate suficientes no início deste ano para que a Marinha recebesse a entrega final e fizesse a transição para a próxima fase de desenvolvimento e testes integrados no mar.
Com 186 metros de comprimento e 24,4 metros de largura, o Zumwalt é 30 metros mais longo e 4 metros mais largo do que o destróier classe Arleigh Burke, fornecendo o espaço necessário para executar uma ampla gama de missões de superfície, submarinas e de aviação.
“O evento de lançamento de sucesso é um marco crítico no amadurecimento desta classe de navio incrível e representa o culminar de uma enorme quantidade de trabalho árduo e parceria da talentosa tripulação do Zumwalt e os engenheiros, designers e programadores nos ajudando a trazer suas capacidades para Frota”, disse o capitão Gary Cave, oficial comandante do Zumwalt. “É um dia pelo qual estávamos ansiosos e que demonstra os avanços que estamos dando para adicionar capacidade de combate à nossa força de superfície.”
O navio, seguindo para sua base em San Diego, continuará o treinamento tático e o envolvimento no cenário operacional em apoio à obtenção da capacidade operacional inicial em 2021.
FONTE: Marinha dos EUA