Marinha dos EUA inicia construção dos SSBN classe ‘Columbia’
WASHINGTON — A Marinha dos EUA assinou um contrato de US$ 9,5 bilhões com a General Dynamics Electric Boat (GDEB) Corporation para construir e testar os navios da classe “Columbia”, SSBN 826 e SSBN 827.
“Aplaudo os esforços da Marinha e da equipe da indústria que trabalhou agressivamente neste contrato”, disse James Geurts, secretário adjunto da Marinha para desenvolvimento de pesquisa e aquisição. “O Columbia é o programa de prioridade de aquisição número um da Marinha – conceder este contrato no prazo é vital para manter o programa no caminho certo.”
Este contrato cobre todo o escopo de construção do primeiro da classe, SSBN 826, Columbia. Para o SSBN 827, Wisconsin, a modificação cobre aquisição antecipada, construção avançada e esforços de engenharia associados, com construção completa começando no ano fiscal de 2024 mediante autorização e apropriação do Congresso.
Este financiamento incremental fornecido a este contrato é necessário para o início da construção dos dois primeiros navios, bem como fornecerá estabilidade da base industrial, eficiências de produção e economia de custos em comparação com aquisições individuais. A classe Columbia de SSBN representa um investimento significativo na manutenção da dissuasão estratégica dos EUA no futuro.
A classe de 12 submarinos “Columbia”, que substituirá a força de submarinos balísticos nucleares da classe “Ohio” existente, está programada para sua primeira patrulha no ano fiscal de 2030.
A classe “Columbia” será construída com um reator de vida útil do navio, resultando em um período de manutenção de meia-vida mais curto. Como resultado, os requisitos de dissuasão nuclear estratégica podem ser atendidos com uma estrutura de força geral menor de doze submarinos da classe “Columbia”, em comparação com quatorze submarinos da classe “Ohio”, economizando mais de US$ 40 bilhões em custos de aquisição e operacionais.
FONTE: Marinha dos EUA