A Marinha do Brasil divulgou no seu Flickr novas imagens da Operação Poseidon 2020, que reuniu pela primeira vez helicópteros das três Forças operando no Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico – A140.

No dia 6 de outubro, helicópteros HM-4 Jaguar do EB, H-36 Caracal da FAB e UH-15 Pégasus da MB realizaram pousos e decolagens no PHM Atlântico.

Foi um marco histórico na interoperabilidade das Forças Armadas brasileiras.

A primeira fase da operação teve início no dia 22 de setembro, com a realização de seminários e adestramentos necessários à qualificação dos pilotos do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), do EB, e do 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (3º/8º GAv), da FAB, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro.

A segunda fase iniciou em 5 de outubro e terminou no dia 9, com a realização de adestramentos de qualificação e de manutenção operacional dos pilotos das Forças Singulares a bordo do PHM Atlântico, fundeado na Baía de Sepetiba (RJ).

Paralelamente foram realizadas operações conjuntas de infiltração e retirada (terrestres e aquáticas) de Forças de Operações Especiais por helicópteros da MB, do EB e da FAB, partindo do PHM Atlântico, sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp).

Operação Poseidon 2020 reuniu cerca de mil militares das três Forças, no Rio de Janeiro, com apoio do Porta-Helicópteros Atlântico
Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments