FREMM Bretagne lança míssil de cruzeiro MdCN com sucesso
Na terça-feira, 10 de novembro de 2020, a fragata multimissão FREMM Bretagne disparou com sucesso um míssil de cruzeiro naval (MdCN) contra um alvo terrestre, localizado em Landes (Biscarosse) da divisão de teste de mísseis da DGA. Este disparo marca o culminar de um treinamento intensivo para a tripulação.
O tenente Nicolas, oficial de quarto de operações no momento do disparo, disse em particular que se sentia “orgulhoso por ter participado neste teste, que é o resultado de um notável trabalho de preparação por parte das equipes centrais de operações. Todos os operadores demonstraram profissionalismo em cada etapa. O teste confirma mais uma vez o alto nível de desempenho da FREMM na ação contra alvos terrestres.”
O suboficial David, chefe da divisão de mísseis do navio, discute a preparação para o disparo dentro do departamento de artilharia: “Este disparo é o resultado de um trabalho intenso realizado em estreita colaboração entre a Marinha, a DGA e a indústria, em particular a MBDA. Tendo chegado neste verão na FREMM Bretagne, aprendi muito sobre o sistema MdCN que é muito sofisticado. Este lançamento é o ponto alto da minha missão até agora, estou muito feliz com o resultado.”
O contramestre de segunda classe Corentin, operador de armas, finalmente afirma que a realização de um disparo do MdCN o marcará de forma duradoura porque o trabalho do serviço de artilharia leva todo o seu significado ali.
Operando em fragatas FREMM desde 2017, o míssil MdCN permite que a Marinha Francesa dê suporte em terra com uma capacidade de ataque profundo. Também foi recentemente qualificado em um submarino, com o sucesso do primeiro disparo do MdCN realizado a partir do submarino Suffren em 20 de outubro.
Este disparo realizado pela FREMM Bretagne ilustra, se necessário, as capacidades excepcionais da FREMM em operações navais. A Bretagne já havia se destacado em maio de 2019 ao realizar com sucesso um disparo do míssil Aster 15 contra um alvo supersônico e ao ganhar o “Prêmio Hook’em” da Marinha dos EUA ao lado da FREMM Auvergne, do Centro de Operações Marítimas no Mediterrâneo e da sede do grupo de ataque de porta-aviões.
Míssil de cruzeiro naval lançado do submarino nuclear de ataque Suffren em outubro também atingiu o alvo
FONTE: Marinha Francesa