Míssil SM-3 Block IIA intercepta ICBM pela primeira vez
Um míssil SM-3 Block IIA, co-desenvolvido pela Raytheon Missiles & Defense e Mitsubishi Heavy Industries, fez com sucesso sua primeira interceptação de um míssil balístico intercontinental (ICBM) fora da atmosfera da Terra em um teste histórico da Agência de Defesa de Mísseis (MDA), anunciaram as empresas em 17 de novembro.
“Este teste inédito mostra que nossa nação tem uma opção viável para uma nova camada de defesa contra ameaças de longo alcance”, comentou Bryan Rosselli, vice-presidente de Defesa Contra Mísseis Estratégicos da Raytheon Missiles & Defense.
O família SM-3 de interceptores executou mais interceptações exo-atmosféricas do que todos os outros mísseis combinados, e é a única arma de seu tipo implantada tanto no mar como em terra.
Os sensores da Raytheon Intelligence & Space também fizeram parte do teste histórico da órbita terrestre baixa, detectando e rastreando o alvo e transmitindo os dados aos tomadores de decisão em uma demonstração de alerta antecipado baseado no espaço.