EUA aprovam venda de kits de torpedos Mk.54 ao Brasil
WASHINGTON — O Departamento de Estado tomou a decisão de aprovar uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS) ao Governo do Brasil de torpedos leves MK.54 e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 70 milhões. A Defense Security Cooperation Agency entregou hoje a certificação exigida notificando o Congresso desta possível venda.
O Governo do Brasil solicitou a compra de vinte e dois (22) kits de conversão MK.54 – para converter torpedos MK.46 Mod 5 A (S) em torpedos leves MK.54 Mod 0.
Também estão incluídos contêineres de torpedo, Torpedos de exercício recuperáveis (REXTORP) com contêineres, Fleet Exercise Section (FES) e tanques de combustível, acessórios de lançamento aéreo para asa rotativa, peças sobressalentes de torpedo, propelente, faixas de suspensão de montagem, baterias térmicas, treinamento, publicações, suporte e equipamento de teste, engenharia do governo dos EUA e de contratados, serviços de suporte técnico e logístico e outros elementos relacionados de logística e suporte de programa. O valor total estimado é de US$ 70 milhões.
Esta venda proposta apoiará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um importante parceiro regional que é uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.
O governo do Brasil pretende utilizar torpedos leves MK.54 em suas aeronaves Sikorsky S-70B “Seahawk” e navios de superfície.
A proposta de venda deste equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico da região.
O contratado principal será o Raytheon Integrated Defense System, Portsmouth, RI. Não há acordos de compensação conhecidos propostos em relação a essa venda potencial.
A implementação desta proposta de venda não exigirá cessão de longo prazo de qualquer governo dos EUA ou representantes contratados adicionais para o Brasil; no entanto, os serviços técnicos e de engenharia do governo dos EUA podem ser necessários provisoriamente para treinamento e assistência técnica.
Não haverá impacto adverso sobre a prontidão da defesa dos EUA como resultado desta venda proposta.
Este aviso de venda potencial é exigido por lei. A descrição e o valor em dólares são para a maior quantidade estimada e valor em dólares com base nos requisitos iniciais. O valor real em dólares será menor dependendo dos requisitos finais, autoridade orçamentária e acordo(s) de venda assinado(s), se e quando concluído.
FONTE: Defense Security Cooperation Agency