Submarino russo Kazan lança míssil de cruzeiro Oniks do Mar Branco
O submarino Kazan de propulsão nuclear testou com sucesso um míssil de cruzeiro do Mar Branco como parte da fase final dos testes de estado, informou o Ministério da Defesa da Rússia em 30 de novembro.
“Hoje, o submarino Kazan do projeto Yasen-M com propulsão nuclear, que transporta mísseis subaquáticos, disparou com sucesso um míssil de cruzeiro antinavio contra um alvo marítimo”, diz o comunicado.
“A posição do alvo foi atingida com sucesso pela ogiva de um míssil de cruzeiro Oniks”, disse o Ministério da Defesa.
O exercício foi conduzido na segunda metade do dia, especificou.
Os navios da base naval de Belomorsk da Frota do Norte forneceram segurança da área de água durante o disparo de teste, diz o comunicado.
O submarino entrou na fase final de testes de estado com a tripulação e a equipe de aceitação a bordo em 21 de novembro. Nas áreas navais de treinamento de combate, a tripulação do submarino irá praticar manobras na superfície e submersas em várias profundidades e verificar o funcionamento do sistemas básicos do submarino.
Durante sua implantação no mar, os especialistas verificarão os sistemas, equipamentos do submarino e o armamento embarcado.
O submarino principal de propulsão nuclear do Projeto 885M, Kazan, teve construção iniciada em 24 de julho de 2009 e lançado em 31 de março de 2017.
O submarino está atualmente passando por testes e deve ingressar na Marinha Russa no final de 2020. O submarino de propulsão nuclear Kazan vai operar na Frota do Norte.
Os submarinos com propulsão nuclear do Projeto 885 (Yasen) e 885M carregam mísseis de cruzeiro Kalibr-PL e/ou P-800 Oniks como armamento básico.