F126

F126

ROSTOCK, Alemanha — O Bundeswehr está planejando o navio de combate multifuncional MKS 180, agora conhecido como a futura fragata Type 126 (classe F126), como um polivalente para a Marinha. Módulos de missão cobrem uma ampla gama de usos – com superioridade na guerra naval nas missões mais exigentes.

O navio de combate multifuncional MKS 180 será uma arma polivalente. Módulos integrados projetados para missões militares específicas tornarão isso possível. Os módulos de missão são o cerne do que representa o “multiuso” desses navios de combate.

Esta modularidade é o resultado tanto da experiência que o Bundeswehr tem agora com operações de estabilização para prevenção de conflitos e gestão de crises, algumas das quais já perduram por anos – e as demandas que a defesa nacional e de alianças na Europa colocam à Marinha Alemã.

O ‘K’ significa ‘combate’

O navio de combate multifuncional MKS deve, portanto, ser capaz de patrulhar grandes áreas marítimas em todo o mundo e por longos períodos de tempo, monitorar embargos e, se necessário, evacuar cidadãos alemães de situações de crise e, se necessário, também lutar contra outros navios de guerra no Atlântico Norte ou no Mar Mediterrâneo, bem como submarinos. Um único tipo de navio era anteriormente incapaz de cumprir uma ampla gama de tarefas.

A variante básica do navio de combate multiuso MKS é em si um navio de combate completo. Módulos de missão intercambiáveis ​​complementam esta capacidade central e transformam o navio em uma embarcação especializada. Dois tipos de módulos de missão estão atualmente planejados: um módulo de Guerra Antissubmarino (ASW) e um módulo de “Custódia”.

MKS 180, futura fragata classe F126

Flexibilidade graças ao sistema modular

O módulo de missão ASW transforma o navio de combate multifuncional MKS em um caçador de submarinos especializado. Com helicópteros a bordo e seus próprios sonares – em conjunto com os sensores de aeronaves de reconhecimento e submarinos aliados – o navio pode tornar uma grande área marítima protegida de ameaças subaquáticas.

O módulo de “custódia” transforma o navio de combate multiuso em uma base flutuante, por exemplo, para missões antipirataria. Vários compartimentos permitem que as pessoas fiquem sob custódia temporária; um posto médico adicional possibilita exames médicos em condições de quarentena.

O máximo de independência possível

Os módulos de missão estão espalhados por três áreas do navio. Uma chamada plataforma flexível está localizada abaixo do convoo na popa. Com a ajuda de um guindaste externo, pode ser carregado por cima por meio de uma escotilha de carregamento. Dois outros conveses flexíveis estão localizados aproximadamente a meia nau e podem ser alcançados com um guindaste de contêiner multiuso a bordo.

Em nome do Escritório Federal BAAINBw para Equipamentos, Tecnologia da Informação e Uso do Bundeswehr, várias versões possíveis para o navio de combate multifuncional MKS 180 foram criadas no início do projeto de aquisição. O projeto final é do estaleiro que conquistou o contrato.

A troca e o comissionamento dos módulos devem ser possíveis de forma rápida e em qualquer lugar do mundo, sem interferir na estrutura do navio e sem estaleiro. Além disso, os módulos devem resistir às condições climáticas e oceanográficas que prevalecem na respectiva área de utilização. O navio de combate multifuncional MKS será capaz de operar nos trópicos, bem como terá um certificado para águas cobertas de gelo para navegar nas regiões polares.

A modularidade do navio de combate multifuncional MKS tem várias vantagens: Módulos de missão que não são necessários podem ser armazenados e mantidos independentemente do navio como uma plataforma operacional. Os módulos não precisam ser adquiridos para cada navio e também podem ser adquiridos independentemente do tempo.

Modularidade precisa de espaço

O tamanho dos novos navios de guerra impressiona em comparação com os navios anteriores da Marinha Alemã, pois, entre outras coisas, precisam de espaço suficiente para os diversos módulos. Os planejadores do Bundeswehr calculam um comprimento de cerca de 160 metros e um deslocamento de água de até 10.000 toneladas para o navio de combate multifuncional MKS. Para efeito de comparação: as fragatas da classe Baden-Württemberg são cerca de dez metros mais curtas e 2.000 toneladas mais leves. E esses navios são quase duas vezes maiores que os navios da classe Bremen.

O navio de combate multifuncional MKS irá, entretanto, assumir algumas características das fragatas da classe Baden-Württemberg – acima de tudo, automação e baixa manutenção dos sistemas técnicos, bem como o conceito de tripulação múltipla. Isso também permitirá que esses novos navios permaneçam na área de operação por até dois anos, enquanto a tripulação de 114 efetivos rotaciona a cada quatro meses. Além dessa equipe regular, há até 80 pessoas especializadas em determinadas missões.

A partir de 1º de janeiro de 2021, o Bundeswehr Equipment Office BAAINBw, Escritório Federal para Equipamentos, Tecnologia da Informação e Uso do Bundeswehr, mudará o nome do projeto do navio de combate multifuncional MKS 180 para F126. Isso irá adaptar o futuro novo tipo de navio à classificação da Marinha Alemã.

MKS 180, futura fragata classe F126

Os destaques do navio de combate multifuncional MKS 180:

Tarefas operacionais

  • Missões de autodefesa e combate
  • Criação de um panorama de situação marítima acima e abaixo da água
  • Vigilância marítima e controle de embargo, incluindo embarque em evacuações militares em situações de crise
  • Escolta para navios mercantes
  • Integrar forças-tarefa principais no mar

Equipamento

  • Mísseis antiaéreos de médio e curto alcance
  • mísseis antinavio de longo alcance
  • Canhão principal de 127 milímetros com munição de longo alcance
  • Canhões de água, metralhadoras pesadas, armas marítimas leves
  • Barcos de emergência, drones de reconhecimento, helicópteros a bordo

Parâmetros

  • Comprimento: cerca de 160 metros
  • Deslocamento: até 10.000 toneladas
  • Tripulação regular: 114
  • Beliches para tripulantes adicionais: 80
  • Classe de operação no gelo: 1º C para áreas do mar com formação de gelo
  • Duração de operação: 24 meses
  • Área de atuação: mundial
  • Vida útil: 30 anos

FONTE: Marinha Alemã

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