O primeiro drone leve de asas rotativas desenvolvido internamente na China fez seu voo inaugural recentemente, anunciou seu fabricante. Ele é projetado para realizar tarefas de monitoramento e identificação marítima e deve ser usado a bordo de embarcações menores, incluindo corvetas e navios da guarda costeira para missões como patrulha e busca e resgate, previram analistas.

Desenvolvido pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o helicóptero não tripulado AR-500B para uso embarcado fez seu voo inaugural em uma instalação de teste no condado de Poyang, província de Jiangxi, leste da China, em 27 de novembro, de acordo com um comunicado divulgado por AVIC China Helicopter Research and Development Institute no dia 2 de dezembro.

Durante o voo de teste, que durou cerca de meia hora, o AR-500B executou testes como decolagem, voo pairado, manobras e pouso.

O desenvolvimento bem-sucedido do AR-500B compensou a falta de um tipo de drone leve de asas rotativas baseado em navio na China, disse o comunicado.

Comparado com helicópteros drones maiores e mais pesados ​​transportados por navios, um mais leve pode ser implantado de forma flexível em todos os tipos de plataformas marítimas, incluindo as menores, como corvetas ou até navios civis, disse Wei Dongxu, um especialista militar baseado em Pequim, ao Global Times.

O AR-500B tem um peso máximo de decolagem de 500 quilos, uma carga útil de missão de 70 quilos, uma autonomia máxima de quatro horas, um raio operacional de 100 quilômetros e um teto de 4.000 metros. Ele pode voar a 140 quilômetros por hora e realizar missões como monitorar uma vasta área de superfície marítima e identificar alvos, de acordo com seu desenvolvedor.

O helicóptero não tripulado servirá como olhos de longo alcance para navios de guerra e também pode fornecer funções de retransmissão de comunicação e orientação, disse Wei, observando que também pode ser implantado para proteger a costa.

O drone não tem apenas aplicações militares, mas também pode ser usado para fins civis, disse Wei, observando que também pode ser usado em operações de busca e salvamento marítimo.

Para tornar o helicóptero não tripulado capaz de operar em um navio, a equipe de desenvolvimento projetou um dispositivo de assistência de pouso, um sistema de orientação de pouso e um sistema de controle automático de pouso. A embarcação também foi testada em ambientes com alta umidade, alta temperatura, mofo e névoa salina.

O AR-500B optou por usar um motor de óleo pesado e adotou projetos especiais em sistemas de combustível, estrutura, eletrônicos e aviônicos para lidar com desafios, incluindo espaço limitado no hangar em navios, condições extremas de trabalho, altos riscos na decolagem e pouso e ambientes eletromagnéticos complicados, AVIC disse.

Um modelo de um helicóptero não tripulado não identificado, que parece muito maior do que o AR-500B, foi avistado no convoo do navio de assalto anfíbio Type 075 da China em julho. A mídia especulou que o Type 075 poderia hospedar esse tipo de drone de asas rotativas.

Mockups de aeronaves de asas rotativas usadas para treinamento a bordo do novo porta-helicópteros de assalto anfíbio Type 075. A primeira à esquerda representa um drone maior que o AR-500B, mas que ainda não voou

FONTE: Global Times

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