Rússia faz acordo para ter base naval no Mar Vermelho por pelo menos 25 anos
MOSCOU — A Rússia assinou um acordo com o Sudão para estabelecer uma base naval no país africano por pelo menos um quarto de século, parte dos esforços de Moscou para expandir seu alcance global.
O acordo publicado terça-feira no portal oficial de documentos do governo permite que a Rússia mantenha simultaneamente até quatro navios da marinha, incluindo os de propulsão nuclear, em Port Sudan, no Mar Vermelho. O acordo tem duração de 25 anos e pode ser automaticamente prorrogado por períodos de 10 anos, caso nenhuma das partes se oponha.
O documento afirma que a base naval russa deve “ajudar a fortalecer a paz e a estabilidade na região” e não é dirigida contra terceiros. Em troca da permissão do Sudão para estabelecer a base, a Rússia fornecerá ao Sudão armas e equipamento militar.
O novo acordo faz parte dos esforços de Moscou para restaurar uma presença naval regular em várias partes do globo. A presença militar russa diminuiu após o colapso soviético de 1991 em meio a problemas econômicos e escassez de fundos militares, mas o presidente Vladimir Putin tem agido constantemente para reconstruir o poderio militar do país em meio a tensões com o Ocidente.
FONTE: Associated Pres