Rússia faz acordo para ter base naval no Mar Vermelho por pelo menos 25 anos
MOSCOU — A Rússia assinou um acordo com o Sudão para estabelecer uma base naval no país africano por pelo menos um quarto de século, parte dos esforços de Moscou para expandir seu alcance global.
O acordo publicado terça-feira no portal oficial de documentos do governo permite que a Rússia mantenha simultaneamente até quatro navios da marinha, incluindo os de propulsão nuclear, em Port Sudan, no Mar Vermelho. O acordo tem duração de 25 anos e pode ser automaticamente prorrogado por períodos de 10 anos, caso nenhuma das partes se oponha.
O documento afirma que a base naval russa deve “ajudar a fortalecer a paz e a estabilidade na região” e não é dirigida contra terceiros. Em troca da permissão do Sudão para estabelecer a base, a Rússia fornecerá ao Sudão armas e equipamento militar.
O novo acordo faz parte dos esforços de Moscou para restaurar uma presença naval regular em várias partes do globo. A presença militar russa diminuiu após o colapso soviético de 1991 em meio a problemas econômicos e escassez de fundos militares, mas o presidente Vladimir Putin tem agido constantemente para reconstruir o poderio militar do país em meio a tensões com o Ocidente.
FONTE: Associated Pres
Um lugar bem estratégico!
Não diria “bem” diria “extremamente”
Djibouti com duzentas bases estrangeiras é ali pertinho
E a Síria com outra base russa também, é só passar o canal de Suez!
Meu medo é ver essas embarcações de superfície feiosas russas estragando o visual de várias paisagens pelo mundo.
Kkkk que asneira. Parabéns.
São navios antigos, numa epôca em que os Russos não ligavam muito para estética desde que cumprisse a missão. Os novos são mais bonitos.
É feio, porém armado até os dentes…queria uns cinco feiosos desses na MB!
Quem dera umas duas fragatas Admiral Grigorovich class na marinha do brasil…
?fit=4032%2C3024&ssl=1
?ssl=1
Permita-me discordar. Acho os navios soviéticos dos anos 70/80 muito bonitos. O Slava aí da foto da matéria não é dos melhores exemplos (assim como os Moskva) mas mesmo assim esses lançadores de mísseis dão uma aspecto “guerreiro” muito legal. Compare com as classes americanas da época, por exemplo: as O. Perry são bem feiosas, meio desengonçadas… os Ticonderoga cabeçudos, desequilibrados. (nada disso tem a ver com eficiência, ok? Tô falando só de estética)
Pra mim os Udaloy, Kirov e Krivak são ainda navios belíssimos (de uma outra era, claro).
ta certo a russia,agora q nosso amado lider está namorando o putin seria bom uma aproximação militar com a russia quem sabe ate ceder alcantara para eles já que não podemos confiar nas democracias decadentes ocidentais q tem como objetivo a internacionalização da amazonia…e assim resolveriamos 2 problemas: o da venezuela e o do “status internacional da amazonia”
Democracias decadentes ocidentais? Em qual realidade você vive?
Enquanto a Rússia afunda, a China cresce a passos largos depois de abandonar o fracassado modelo soviético e se “inspirar” nas democracias decadentes ocidentais.
Acho que o decadente ao qual ele se refere, e na questão de costumes. Más isso e uma questão complicada, afinal a sociedade não e algo imutavel, ao longo dos séculos as noções de certo e errado mudam. Se não fosse assim, ainda estariamos na idade média.
Não liga não… Tá igual à certos personagens atuais de direita (Me nego a dizer o nome deles, mas todo mundo sabe quem são) que vivem no século XX na eterna luta entre o Capitalismo vs Socialismo. Esquece que a URSS mostrou com sua decadência e a China com sua virada para o lado do Mercado de Capitais que isso morreu!
Falou o seguidor de Maduro posando de isentao para enganar a quem?
https://www.youtube.com/watch?v=S_dfq9rFWAE
https://www.youtube.com/watch?v=4EoUz39nPMM
Os últimos suspiros colonialista do Putin, pegando as sobras… Síria, Sudão…
Enquanto isso a China e a Turquia vem passando o rodo nos antigos satélites soviéticos.
E os EUA se retirando, retirando…….
O que é irônico, já que a Rússia aumentou consideravelmente seu poder global assim que assumiu um compromisso com a guerra na Síria e definitivamente colocou um fim na hegemonia americana na região e conseguiu tudo isso pegando as “sobras” da Síria.
Canção do senhor da guerra!
Sinal de novos tempos no O.M.
Modéstia à parte, eu já havia comentado sobre o aumento da influência sino-russa na região na esteira da retirada americana.
E vem mais por aí.
Em tempo: Segundo as más (ou boas) línguas, as próximas bases russas serão em Cuba e no Vietnã.
Certo eles, Putin faz o melhor para os interesses russos.
Quisera nós termos um lider com esta consciência…rs
Os russos tem também acordo militar , feito recentemente, com os venezuelanos onde os portos russos e venezuelanos podem receber navios militares de ambos livremente .
O período pós-Guerra Fria, com os EUA protegendo as LCMs do mundo sem qualquer oposição, claramente aumentou consideravelmente o poder naval dos americanos. Com a entrada da China em Djibouti e agora com a Rússia conseguindo uma base naval no Sudão, estão mostrando que a situação que perdurou após o final da Guerra Fria está acabando.
30 mil empregos altamente qualificados, em um país com PIB e população menores que o do Brasil, produzindo submarinos.
E aqui, na Terra do Nunca, discutimos se depois do 4º submarino haverá como manter o estaleiro funcionando…
Não se aprende no Brasil uma lição básica: uma indústria depende de encomendas constantes, se não, ela morre. Aqui, preferem deixar que morra, não sem antes gastar fortunas em “transferência de tecnologia”..