Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry K11, da Marinha do Brasil

Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry K11, da Marinha do Brasil

Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry K11, da Marinha do Brasil
Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry – K11, da Marinha do Brasil

Em 1º de dezembro de 2020 foi realizada a Mostra de Desarmamento do Navio de Socorro Submarino (NSS) “Felinto Perry” – K11, após 32 anos de relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil.

O NSS “Felinto Perry” foi incorporado à Marinha do Brasil em 19 de outubro de 1988. Foi empregado em tarefas de resgate a submarinos sinistrados e apoio a atividades de mergulho profundo.

O NSS Felinto Perry, ex-Holger Dane, ex-Wildrake, foi o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao Comandante Felinto Perry, um dos grandes responsáveis pela criação de nossa Flotilha de Submarinos.

O Felinto Perry foi construído pelo estaleiro Smedvik Mek. Verkstedt, em Tjorvag, Noruega, como M/S Wildrake para a empresa norueguesa A/S Sentinel Offshore/Andres Wilhelmsen & Co., de Oslo.

Em outubro de 1986, foi vendido para empresa dinamarquesa Rederiet H. H. Faddersbjll A/S, recebendo o nome de DSV M/S Holger Dane.

Foi adquirido pela Marinha do Brasil em novembro de 1988, junto a Rederiet H. H. Faddersbjll A/S, onde era usado como Navio de Salvamento em campos de petróleo no Mar do Norte, para substituir o NSS Gastão Moutinho – K10.

Foi submetido à Mostra de Armamento em 19 de outubro de 1988, em Esbjerg, Dinamarca, em cumprimento ao Aviso n.º 0849 do MM de 03/10/88.

Chegou ao Rio de Janeiro em 10 de dezembro de 1988 e foi incorporado em 28 de dezembro de 1988. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Chrysógeno Rocha de Oliveira.

O NSS Felinto Perry foi substituído pelo Navio de Socorro Submarino (NSS) “Guillobel”, incorporado à Armada no dia 12 de maio de 2020.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments