Marinha dos EUA vai criar a ‘Primeira Frota’ no Indo-Pacífico
A Marinha dos Estados Unidos está estabelecendo a Primeira Frota (First Fleet), um novo comando do Indo-Pacífico que permitirá à Força melhorar sua postura na região, anunciou o secretário da Marinha dos Estados Unidos (SECNAV) Kenneth Braithwaite em audiência no Congresso em 2 de dezembro.
A First Fleet será responsável pela região do Indo e do Sul da Ásia como uma frota expedicionária apoiada nas capacidades e imprevisibilidade de um comando marítimo ágil e móvel.
“Isso vai reassegurar nossos aliados e parceiros de nossa presença e compromisso com esta região, garantindo que qualquer adversário em potencial saiba que estamos comprometidos com a presença global para garantir o estado de direito e a liberdade dos mares”, disse Braithwaite.
Em outro anúncio importante durante a audiência, o SECNAV revelou que o Fleet Forces Command seria renomeado como Frota do Atlântico. Ele disse que a Marinha iria redirecionar suas forças navais nesta importante região para sua missão original, controlando os acessos marítimos aos Estados Unidos e de aliados.
“A Frota do Atlântico enfrentará a re-assertiva Marinha Russa, que tem se destacado cada vez mais perto de nossa Costa Leste com presença marítima, capacidade e letalidade sob medida”, disse ele.
Além disso, o SECNAV também revelou que o segundo navio da nova classe de fragatas FFG(X) da Marinha dos EUA seria denominado USS Congress. O anúncio segue o anúncio do nome primeiro navio da classe, o futuro USS Constellation, em outubro deste ano.
Com o nome, a Marinha segue a tendência de dar aos navios da nova classe os nomes das seis fragatas originais – USS President, USS Constellation, USS Chesapeake, USS United States, USS Congress e o invicto USS Constitution, que mais tarde recebeu o apelido “Old Ironsides” e é até hoje o mais antigo navio de guerra comissionado do mundo ainda flutuando.