Submarino nuclear russo dispara 4 mísseis Bulava em teste
No sábado, dia 12 de dezembro, um submarino nuclear russo testou com sucesso quatro mísseis balísticos intercontinentais em uma demonstração de prontidão das forças nucleares de Moscou.
O Ministério da Defesa disse que o SSBN Vladimir Monomakh da Frota do Pacífico lançou quatro mísseis Bulava em rápida sucessão, de uma posição subaquática no Mar de Okhotsk.
Suas ogivas de treinamento atingiram seus alvos designados no campo de tiro de Chiza, na região de Arkhangelsk, no noroeste da Rússia, a mais de 5.500 quilômetros (mais de 3.400 milhas) de distância, disse o ministério em um comunicado.
O Vladimir Monomakh é um dos novos submarinos nucleares da classe “Borei” que carregam 16 mísseis Bulava cada um e tem como objetivo servir como o núcleo do componente naval das forças nucleares do país nas próximas décadas.
Outro submarino do mesmo tipo realizou um lançamento semelhante de quatro mísseis Bulava em 2018 – uma demonstração cara da eficiência da dissuasão nuclear do país, imitando as condições de um grande conflito nuclear.