Quatro Camcopter S-100 adicionais para a Marinha Francesa
Viena, 14 de dezembro de 2020 – O Naval Group, em nome da Marinha Francesa, aceitou para uso operacional mais dois Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) CAMCOPTER® S-100 com um total de quatro Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs). Eles serão implantados nos porta-helicópteros anfíbios da classe Mistral (PorteHélicoptères Amphibie – PHA) Tonnerre e Mistral.
A aquisição ocorre após a integração bem-sucedida do CAMCOPTER® S-100 no navio da classe Mistral da Marinha Francesa Dixmude, que foi finalizada em 2019. Esta foi a primeira vez na Europa que um UAS de asa rotativa foi conectado ao sistema de combate de um porta-helicópteros de ataque anfíbio.
Os testes de aceitação dos dois sistemas ocorreram na última semana de outubro com a presença de representantes do Naval Group e da Marinha Francesa.
Nos próximos meses, o recém-adquirido CAMCOPTER® S-100 UAS será integrado aos navios Tonnerre e Mistral da Marinha francesa, melhorando significativamente as capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) do porta-helicópteros.
O CAMCOPTER® S-100 VTOL UAS opera dia e noite e pode transportar várias cargas úteis até um peso combinado de 50 kg. Devido ao seu porte, confiabilidade e pedigree de aeronavegabilidade mínima, é ideal para operações marítimas em todo o mundo.
Hans Georg Schiebel, Presidente do Grupo Schiebel, disse: “Após a integração bem-sucedida no Dixmude, estamos muito orgulhosos da confiança que a Marinha Francesa tem no comprovado e confiável CAMCOPTER® S-100 e estamos ansiosos para a integração no Tonnerre e Mistral e sua implantação operacional.”
O capitão de corveta Serge D., oficial do programa UAS da Marinha Francesa, disse: “O S-100 na classe Mistral será o primeiro UAS tático operacional para a Marinha Francesa e este é um passo importante em direção ao plano Mercator.”
O arquiteto de manutenção do porta-helicópteros anfíbio do Naval Group, Philippe V., disse: “Participamos do teste de aceitação de fábrica, que foi um marco importante para esta aquisição, antes da integração global a bordo conduzida pelo Naval Group.”
Sobre o Schiebel
Fundado em 1951, o Schiebel Group, com sede em Viena, concentra-se no desenvolvimento, teste e produção de equipamentos de detecção de minas de última geração e o revolucionário CAMCOPTER® S-100 Unmanned Air System (UAS).
Certificada para atender aos padrões AS/EN 9100, o Schiebel construiu uma reputação internacional pela produção de defesa de qualidade e produtos humanitários, que são apoiados por um serviço e suporte pós-venda excepcionais. Com sede em Viena (Áustria), o Schiebel agora mantém instalações de produção em Wiener Neustadt (Áustria) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), além de escritórios em Washington, DC (EUA) e Shoalhaven (Austrália).
Sobre o CAMCOPTER® S-100
O Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) CAMCOPTER® S-100 do Schiebel é uma capacidade operacionalmente comprovada para aplicações militares e civis. O UAS de decolagem e pouso vertical (VTOL) não requer área preparada ou equipamento de apoio para permitir o lançamento e a recuperação.
Opera de dia e de noite, em condições meteorológicas adversas, com uma capacidade além da linha de visão até 200 km/108 milhas náuticas, sobre terra e mar. Sua fuselagem de fibra de carbono e de titânio oferecem capacidade para uma ampla gama de combinações de carga útil/autonomia até um teto de serviço de 5.500 m/18.000 pés.
Em uma configuração típica, o CAMCOPTER® S-100 carrega uma carga útil de 34 kg/75 lbs até 10 horas e é alimentado com combustível pesado AVGas ou JP-5.
Imagens de carga útil de alta definição são transmitidas para a estação de controle em tempo real. Além de seu GPS waypoint padrão ou navegação manual, o S-100 pode operar com sucesso em ambientes onde o GPS não está disponível, com missões planejadas e controladas por meio de uma interface gráfica de usuário simples de apontar e clicar.
O helicóptero não tripulado de alta tecnologia é apoiado pelo excelente suporte ao cliente e serviços de treinamento do Schiebel.
DIVULGAÇÃO: Schiebel