O submarino de mísseis guiados USS Georgia (SSGN 729) da Marinha dos EUA transitou pelo Estreito de Ormuz (ou Hormuz) no dia 21 de dezembro acompanhado por dois navios de guerra americanos adicionais, disse a U.S. Navy na segunda-feira em um raro anúncio público dos movimentos de um submarino nuclear.

“O submarino de mísseis guiados USS Georgia (SSGN 729) da classe Ohio, juntamente com os cruzadores de mísseis guiados USS Port Royal (CG 73) e USS Philippine Sea (CG 58), transitaram no Estreito de Ormuz entrando no Golfo Arábico, em 21 de dezembro “, disse a Marinha em um comunicado usando um nome alternativo para Golfo Pérsico.

A entrada das embarcações na área ocorre em meio ao aumento das tensões com o Irã, com o secretário de Estado Mike Pompeo culpando milícias apoiadas pelo Irã por um ataque com foguetes contra a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, no domingo.

Algumas autoridades americanas expressaram preocupação com a possibilidade de o Irã usar o aniversário do assassinato do general Qasem Solemani para realizar um ataque aos EUA.

A Marinha dos Estados Unidos raramente discute o movimento de seus submarinos, mas o anúncio de segunda-feira também incluiu detalhes sobre as capacidades do navio, incluindo sua “capacidade de transportar até 154 mísseis de cruzeiro Tomahawk de ataque terrestre”.

Oito foguetes foram disparados contra a Zona Internacional de Bagdá no domingo, causando danos a prédios e carros em uma área residencial próxima à Embaixada dos Estados Unidos. O complexo da Embaixada dos EUA sofreu pequenos danos, mas nenhum funcionário da embaixada ficou ferido. Os militares iraquianos disseram que um soldado iraquiano ficou ferido quando um foguete caiu perto de um posto de controle de segurança.

“Os Estados Unidos condenam veementemente o último ataque de milícias apoiadas pelo Irã na Zona Internacional de Bagdá”, disse Pompeo em um comunicado no domingo. “Desejamos que essas pessoas feridas tenham uma recuperação rápida.”

O porta-voz do chanceler iraniano, Saeed Khatibzadeh, condenou veementemente a declaração de Pompeo, dizendo que a embaixada do Irã também está localizada na Zona Internacional.

“A embaixada iraniana está na mesma área, atacar qualquer missão diplomática e áreas residenciais é errado e proibido pela lei internacional”, disse Khatibzadeh durante uma coletiva de imprensa virtual realizada na capital iraniana, Teerã, na segunda-feira, com a presença de representantes da mídia local e internacional.

“A declaração emitida pelo secretário de Estado americano é suspeita. Condenamos veementemente a declaração emitida pelo secretário de Estado americano”, acrescentou Khatibzadeh ao responder a uma pergunta do repórter da mídia iraniana local.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments