Rússia vai bater a quilha de dois submarinos Borei-A em 2021
Em linha com o atual programa de compras de defesa do Estado da Rússia, um total de 14 submarinos nucleares Borei-A e Yasen-M devem ser construídos até 2027
MOSCOU, 30 de dezembro./TASS/. Dois submarinos nucleares estratégicos da classe Borei-A para a Marinha Russa terão sua construção iniciada no próximo ano, disse o vice-ministro da Defesa russo, Alexei Krivoruchko, em uma entrevista ao jornal Krasnaya Zvezda.
“A construção de quatro cruzadores submarinos desta classe está em andamento, mais dois serão previstos como parte de um novo contrato estatal assinado este ano”, disse ele.
Em linha com o atual programa de compras de defesa do Estado da Rússia, um total de 14 submarinos nucleares Borei-A e Yasen-M serão construídos até 2027, acrescentou Krivoruchko.
Os cruzadores submarinos com mísseis estratégicos Project 955A representam a quarta geração de submarinos nucleares construídos para a Marinha Russa.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os submarinos da classe Borei-A são menos barulhentos e apresentam sistemas aprimorados de manobra, profundidade e controle de armamento.
Todos os submarinos da classe Borei podem carregar 16 mísseis balísticos Bulava. Eles também são equipados com tubos de torpedo de 533 mm.
O primeiro submarino do Projeto 955A, o Knyaz Vladimir, entrou em serviço na Marinha Russa no início deste ano. O segundo submarino Borei-A Knyaz Oleg foi lançado em julho de 2020.
FONTE: TASS