• O veículo subaquático não tripulado foi supostamente encontrado pouco antes do Natal perto da Ilha Selayar, na Indonésia
  • Especialistas em segurança afirmam que o drone de vigilância sem alimentação de alta tecnologia é conhecido como planador e depende de propulsão de flutuabilidade variável
  • O drone capturado coleta dados oceanográficos, incluindo temperatura, turbidez, salinidade, clorofila e níveis de oxigênio

Pescadores indonésios descobriram um suspeito drone submarino chinês em águas consideradas estrategicamente importantes para a Austrália.

Imagens publicadas na mídia local mostram oficiais militares indonésios posando com o veículo subaquático não tripulado (UUV), que foi encontrado pouco antes do Natal perto da Ilha Selayar, em Sulawesi do Sul.

O UUV foi recuperado da água por um pescador local em 20 de dezembro, mas só foi comunicado às autoridades seis dias depois.

Especialistas em segurança afirmam que o drone de vigilância sem alimentação de alta tecnologia é conhecido como planador (glider) e depende de propulsão com flutuabilidade variável.

Malcolm Davis, do Australian Strategic Policy Institute, disse que a descoberta foi notável porque o UUV foi apreendido em uma rota marítima crucial que ligava o Mar da China Meridional à cidade de Darwin, localizada no extremo norte da Austrália.

“Isso envia um sinal de que a Marinha Chinesa está se preparando para implantar submarinos mais perto de nossas fronteiras marítimas ao norte de Darwin e precisamos estar prontos para a perspectiva de atividade submarina muito mais perto da costa norte da Austrália do que temos experimentado no passado”, Disse o Dr. Davis.

“Eles precisariam entender a natureza oceanográfica e batimétrica daquela região, então é por isso que implantam esses planadores.”

De acordo com a mídia indonésia, o drone capturado tem 225 cm de comprimento, 50 cm de envergadura e uma antena móvel de 93 cm.

Foi inicialmente entregue à polícia, mas agora foi apreendido pelos militares e transferido para a 6ª Base Naval Principal em Makassar, onde está atualmente sendo inspecionado.

O analista de segurança Muhammad Fauzan, baseado na Indonésia, disse que o equipamento era “muito semelhante ao UUV ‘Sea Wing’ da China, o que, se for verdade, levanta muitas questões, especialmente como ele foi ser encontrado no interior de nosso território”.

“Nos últimos anos, a China realizou muitas travessuras ou até atividades subversivas na região”, disse Fauzan à ABC.

Em março do ano passado, um UUV Sea Wing semelhante foi encontrado por um pescador indonésio perto das ilhas Riau, enquanto outro drone submarino foi descoberto no início deste ano perto da Base Naval de Surabaya.

Em 2016, a China protestou depois de apreender um planador semelhante da Marinha dos EUA em águas internacionais no Mar da China Meridional, mas o drone só foi devolvido depois que o incidente escalou.

No início deste ano, a ABC revelou que um navio de pesquisa chinês de alta tecnologia foi detectado mapeando águas estrategicamente importantes ao largo da costa ocidental da Austrália, onde submarinos costumam visitar regularmente.

O Departamento de Defesa australiano não quis comentar, dizendo à ABC “como a alegada descoberta de um UUV parece ter ocorrido em águas indonésias, este é um assunto da competência do governo indonésio”.

FONTE: ABC News / Covert Shores

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments