A consolidação contínua da indústria de construção naval recebeu um impulso com o anúncio de que os reguladores chineses aprovaram a proposta de fusão das duas maiores construtoras navais da Coreia do Sul, Hyundai Heavy Industries e Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering. A decisão dos chineses de não se oporem à consolidação foi vista como um passo importante para a proposta de aquisição do controle acionário da DSME pela Hyundai.

Anunciada em março de 2018, a estratégia para consolidar os principais construtores navais da Coreia do Sul foi vista como uma resposta para conter a concorrência chinesa. Os chineses se tornaram os primeiros dos principais reguladores, depois de Singapura, a aprovar a fusão coreana, que ainda enfrenta revisão pela União Europeia e uma potencial objeção dos japoneses.

A UE citou preocupações de que os construtores navais coreanos combinados detenham uma posição de controle na construção de transportadores de GNL, bem como fortes participações, especialmente no setor de navios de contêineres, bem como nos graneleiros. Está sendo investigado como a consolidação pode impactar os armadores, bem como os construtores navais restantes da UE, que ficaram atrás dos chineses e coreanos no número de pedidos de construção de navios.

Um porta-voz da Hyundai saudou a decisão na mídia coreana destacando que os chineses concordaram que a transação proposta não prejudicaria a concorrência leal no mercado de construção naval. A empresa disse que está trabalhando muito para obter a aprovação dos demais reguladores. As empresas têm enfrentado a perspectiva de uma longa e demorada investigação da UE, embora algumas fontes especulem que a aprovação da China pode fornecer às empresas uma vantagem com a UE.

A Fair Trade Commission da Coreia também precisa aprovar a fusão. A mídia coreana está especulando queao KFTC está retendo seu anúncio de buscar uma coordenação com a UE. Singapura e Cazaquistão já aprovaram a fusão.

A aprovação da fusão pela China ocorre em um momento em que a indústria de construção naval global foi duramente atingida pelo impacto da pandemia, levando os novos pedidos a níveis baixos de longo prazo. Os estaleiros coreanos têm trabalhado duro para atrair novos pedidos e viram uma enxurrada de grandes pedidos no outono e no final de 2020, levando a mídia coreana a se gabar de que os estaleiros do país haviam ultrapassado a China com o maior volume de novos pedidos por vários meses em linha.

A associação estatal de construção naval da China informou que, até novembro de 2020, a indústria havia experimentado uma queda de mais de 10 por cento nos pedidos no ano. Apesar das fortes quedas nos pedidos internacionais, a China continua a representar metade da indústria de construção naval global, seguida de perto pelos coreanos, enquanto os estaleiros japoneses são um distante terceiro lugar no total de novos pedidos de construção.

Sendo a construção naval a maior indústria da Coreia do Sul, o governo tem sido agressivo no apoio aos construtores navais.

FONTE: The Maritime Executive

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