Marinha Russa comissiona a ‘Gremyashchy’, primeira corveta Projeto 20385
A primeira corveta Projeto 20385 ‘Gremyashchy’ foi incorporada à Marinha Russa em 29 de dezembro de 2020, em São Petersburgo, no estaleiro Severnaya Verf
A cerimônia foi conduzida pelo almirante Nikolay Yevmenov, comandante-em-chefe da Marinha Russa. Estiveram presentes Igor Orlov, Diretor Geral da Severnaya Verfiya, e Almaz, Diretor Geral do Central Design Bureau. A primeira corveta da classe se junta à Frota do Pacífico e em breve fará a transição para suas bases permanentes.
Durante a cerimônia, o almirante Nikolay Yevmenov presenteou o comandante da corveta com a bandeira de Santo André, que foi hasteada no mastro da popa.
“Hoje é um evento importante para a Marinha – o hasteamento da bandeira da Marinha na Gremyashchy, o mais novo navio de combate do Projeto 20385. Mais de 170 navios de guerra de diferentes classes foram construídos no estaleiro Severnaya Verf ao longo de sua história de muitos anos. A corveta do Projeto 20385 projetada pelo Almaz Central Design and Engineering Bureau é um desenvolvimento posterior da corveta do Projeto 20380, está equipada com armamento de ataque moderno e rádio-técnico e suas capacidades para cumprir suas missões primárias foram significativamente expandidas. O navio foi desenvolvido em estreita cooperação com o Comando Principal da Marinha e a United Shipbuilding Corporation. O apoio militar e científico para o projeto e a criação da corveta Gremyashchy foi fornecido pelo Centro de Pesquisa e Treinamento Militar da Marinha.” – Comandante-em-chefe da Marinha Russa.
Com base no Projeto 20380 (classe Steregushchiy), as corvetas do Projeto 20385 são desenhadas pelo escritório Almaz. A Gremyashchiy é a corveta líder em uma série de dois navios e teve a construção iniciada em 2012.
É equipada com células VLS 1×8 UKSK para sistemas de mísseis de cruzeiro Kalibr-NK, VLS 2×8 para sistemas antiaéreos Redut, 2×4 tubos de torpedo de 330 mm para sistemas antissubmarino Paket-NK e um CIWS AK 630.
A corveta Project 20385 foi projetada para missões de ataque e guerra antissubmarino. O navio tem deslocamento de 2.500 toneladas, comprimento de 106 m, largura de 13 m, velocidade de 27 nós, alcance de 4.000 milhas náuticas e uma tripulação de 99 militares. O navio pode acomodar um helicóptero naval Kamov Ka-27 (Helix-A).
De acordo com um contrato adicional celebrado com o Ministério da Defesa da Rússia em 2011, a construção de mais oito corvetas do Projeto 20385 deveria ocorrer no estaleiro Severnaya Verf até 2020. No entanto, desejos de melhorias adicionais do projeto e uso generalizado de componentes importados, incluindo os motores a diesel MTU alemães, bloqueados depois de 2014 sob restrições de sanções, levou à decisão da Marinha russa de limitar a série a apenas dois navios na época.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou em 15 de dezembro que havia concluído um contrato com o Estaleiro Amur para a construção de duas corvetas do Projeto 20380 e quatro do Projeto 20385 que entrarão em serviço com a Frota do Pacífico em 2024-2028.
FONTE: Naval News