Em 30 de dezembro de 2020, os detalhes para o porta-aviões leve LPX-II da Coreia do Sul foram finalizados e o orçamento necessário foi oficialmente alocado no Plano de Defesa de Médio Prazo 2020 ~ 2024 (국방 중기 계획)

A informação que foi divulgada pela primeira vez pela mídia local JoongAng Ilbo significa que após cerca de um ano de planejamento preliminar e debate, o programa está oficialmente em andamento. Espera-se que este navio entre em serviço com a Marinha da República da Coreia (ROK) em 2030.

Como relatado anteriormente, LPX-II priorizará a operação de aeronaves em relação à operação anfíbia e não terá uma doca alagável. Também não terá ski-jump e terá duas ilhas. A aeronave principal será o F-35B Lightning II e seu sensor e conjunto de armas serão todos nativos. O radar multifuncional (MFR) com capacidade de defesa contra mísseis balísticos (BMD), que está sendo desenvolvido para o próximo destróier da Coreia (KDDX), aparentemente equipará o LPX-II.

Design de ilhas gêmeas

O projeto mais recente do LPX-II também foi revelado na ocasião, mostrando um arranjo de ilhas gêmeas que é provavelmente o reflexo da cooperação internacional.

Em termos de parceiros estrangeiros, afirma-se que o governo e as empresas dos EUA e do Reino Unido estão envolvidos. Os EUA transferirão tecnologia para convés reforçados como parte da compra do F-35B, enquanto o Reino Unido fornece consultoria técnica e doutrinária.

Como informado em outubro de 2020, o governo do Reino Unido e a Babcock International, que liderou o processo de design de porta-aviões da classe Queen Elizabeth da Marinha Real, “estão envolvidos ativamente com seus homólogos sul-coreanos”. Isso provavelmente explica por que o projeto mais recente do LPX-II mostra duas ilhas que se parecem com as dos porta-aviões da Marinha Real. Para registro, a Babcock já estava envolvida no programa de submarinos de ataque KSS-III da ROK Navy.

Arte feita por entusiasta mostrando o design anterioer do LPX-II com apenas uma ilha 

Sobre o LPX-II

O estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries (HHI) ganhou um contrato para o projeto conceitual do LPX-II em outubro do ano passado. O projeto LPX-II visa construir um novo navio versátil de grande convés para caças de decolagens curta e pouso vertical.

A HHI deve terminar o projeto conceitual no segundo semestre de 2020, com o comissionamento com a Marinha da República da Coreia planejado para o início de 2030. A embarcação, deslocando cerca de 40.000 toneladas (30.000 toneladas inicialmente, mas referências recentes da DAPA ao projeto mencionam o número mais alto) seria baseada no navio de assalto anfíbio classe Dokdo existente (projeto LPX-I), mas sem uma doca alagável. Seria capaz de acomodar cerca de 20 caças F-35B STOVL.

A embarcação LPX-II também implantará futuros Helicópteros de Ataque de Fuzileiros Navais do Corpo de Fuzileiros Navais, para os quais há uma próxima competição entre a empresa local KAI (com o Surion MAH), Bell Helicopters (com o AH-1Z) e Boeing (com o AH-64 Apache). Todas as três empresas estavam apresentando suas soluções na feira ADEX 2019.

FONTE: Naval News

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