Conheça o Maritime Mine Counter Measures (MMCM)
O sistema franco-britânico Maritime Mine Counter Measures (MMCM) é o primeiro sistema de sistemas não tripulado de contramedidas de minas em configuração operacional
O projeto Franco-Britânico de Contra-Medidas de Minas Marítimas (MMCM), que visa construir um sistema autônomo de caça às minas, atingiu o estágio de fabricação, com um contrato de £ 184M concedido à Thales UK em novembro de 2020.
O programa MMCM foi criado para fornecer equipamentos de caça às minas de última geração para as marinhas do Reino Unido e da França. O contrato do programa será celebrado pela Organização para Cooperação Conjunta de Armamento (OCCAR), atuando como Autoridade de Gestão Contratante em nome de ambas as nações.
O primeiro equipamento deve ser entregue no final de 2022. Ele começará a avaliação operacional antes de entrar em serviço na Marinha Real.
A Thales anunciou o sucesso da primeira configuração realizada em condições reais de operação ao largo da costa de Brest no final de junho de 2020, na presença de autoridades de ambas as nações. O programa MMCM (Maritime Mine Counter Measures) foi lançado em 2010 e entregue ao Grupo em 2015.
Em um período de uma semana de testes, a missão de caça a minas completou quatro cenários operacionais usando todos os subsistemas desenvolvidos para o programa pela Thales e seus parceiros: o navio de superfície não tripulado (USV) com seu sonar de busca de volume, sonar rebocado, dois veículos subaquáticos não tripulados (UUV) equipado com o sonar SAMDIS e o sistema robótico de neutralização de minas. Esta missão abrangente incluiu várias sequências combinando veículos autônomos com funções automatizadas de alto nível controladas remotamente a partir do centro de comando operacional por meio de um sistema de comunicação seguro.
Os dois primeiros cenários envolveram detecção, classificação e localização de ameaças ponta a ponta durante a missão. No terceiro cenário, as leituras foram comparadas com dados de uma missão anterior para detectar mudanças, e o último cenário envolveu a realocação e identificação de várias minas e neutralização de uma delas. Com todas as ameaças detectadas positivamente e o procedimento de neutralização robótica concluído conforme planejado, a missão foi um sucesso do início ao fim e confirmou o excelente desempenho operacional de todos os sistemas implantados.