A fragata Admiral Gorshkov, do projeto 22350, da Frota do Norte até o final de 2021 realizará o primeiro lançamento de uma salva de mísseis hipersônicos Tsirkon, segundo fonte do complexo industrial militar russo.

Conforme relatado pelo Ministério da Defesa da Rússia, em 2020 a fragata realizou três lançamentos do Tsirkon, sendo que dois deles foram contra alvos marítimos e um contra alvo terrestre, contudo, em todos os lançamentos apenas um míssil foi lançado.

De acordo com o planejamento de teste do complexo de mísseis, até o final de 2021, a primeira salva de mísseis Tsirkon será realizada da fragata Admiral Gorshkov. Os mísseis serão lançados do navio em intervalos de segundos”, afirmou.

Míssil hipersônico Tsirkon 3M22 (SS-N-33)

A salva de mísseis “é projetada para garantir não apenas o teste, como também para avaliar as capacidades do complexo de controle do armamento da embarcação, principalmente executando tarefas de ataque simultâneo em massa contra alvos marítimos e terrestres”.

Além disso, os lançamentos focarão em contramedidas eletrônicas, já que o Tsirkon possui um sistema de guiagem anti-jamming.

O armamento é o primeiro míssil hipersônico de lançamento naval no mundo. Com alcance máximo de até mil quilômetros, o Tsirkon pode atingir velocidade máxima de Mach 9.

Após o fim do ciclo de testes de 2020 a 2021, Tsirkon deve ser entregue em 2022 à Marinha russa. Enquanto isso, uma versão de lançamento terrestre do míssil está em desenvolvimento.

FONTE: Sputnik News

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments