ANKARA, Turquia – A Turquia lançou em 23 de janeiro sua primeira fragata construída localmente, TCG Istanbul, avançando em um programa que envolve a produção de quatro corvetas e quatro fragatas.

No programa MILGEM, a Turquia fabricou e entregou quatro corvetas classe Ada para a Marinha. O Istanbul é a primeira das quatro fragatas da classe I.

A Istanbul foi construída sob um contrato de 2019 concedido pela agência de compras governamentais SSB à STM, uma empresa de defesa controlada pelo governo. O navio de guerra será usado em missões avançadas de defesa aérea, guerra naval e patrulhamento, além de apoiar missões de guerra antissubmarino. Será entregue à Marinha em 2023.

“O programa MILGEM remonta ao início dos anos 2000. Mas está entregando plataformas críticas apenas quando necessário, ou seja, quando a Turquia precisa de hard power para apoiar sua política externa assertiva no Mediterrâneo oriental ”, disse o analista de defesa Ozgur Eksi.

A Turquia e sua rival tradicional no Egeu, a Grécia, estiveram perto de um conflito militar várias vezes durante 2020 devido a suas disputas sobre a plataforma continental, espaço aéreo, águas territoriais, desmilitarização das ilhas e ilhotas gregas, centros de tráfego aéreo e zonas econômicas exclusivas, além do território mais amplo disputas em torno do Chipre.

As fragatas da classe I terão um sistemas de armas composto de um sistema de lançamento vertical MDAS de 16 células feito localmente (um total de 64 mísseis superfície-ar ainda a serem especificados); lançadores 4×4 para o míssil antinavio Atmaca; um canhão Gokdeniz 76 mm fabricado pela Aselsan; duas metralhadoras de 25 mm fabricadas pela Aselsan; e um sistema de contramedidas de torpedo HIZIR.

Especificações do navio:

Dimensões: Comprimento: 113,2 metros; Boca: 14,4 metros; Calado: 4,05 metros
Deslocamento: 3.000 toneladas
Velocidade: Máx: 29 nós ou mais; Econômica: 14 nós
Alcance com velocidade econômica: Cerca de 5.700 milhas náuticas
Propulsão principal: CODAG, dois motores a diesel MTU 20V 4000 M93L (acionando dois eixos) e uma turbina a gás LM2500 (na configuração CODAG)
Geração de energia: Quatro geradores a diesel
Aeronaves: Capacidade para transportar dois helicópteros S70 Seahawk (um no hangar e outro no convoo); Dois barcos infláveis ​​de casco rígido
Autonomia: Mínimo de 15 dias de capacidade operacional sem reabastecimento

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments