Coreia do Sul desiste do segundo lote de AW159 devido à pressão dos EUA
O Financial Times noticiou que a Coreia do Sul decidiu não comprar um segundo lote de helicópteros navais AW159 devido à pressão dos Estados Unidos, embora o AW159 tenha superado o MH-60R Seahawk durantes os testes em 2012.
Outras fontes já haviam relatado que a pressão política do governo do presidente Donald Trump forçou os militares coreanos a comprar 12 helicópteros MH-60R da gigante americana Lockheed Martin, em vez de 12 Wildcats AW159 adicionais da Leonardo Helicopters.
O contrato para a compra de 12 MH-60R vai custar US$ 878 milhões, enquanto os 12 AW159 custariam US$ 580 milhões.
A perda do grande negócio, de quase meio bilhão de libras, foi descrita como “um duro golpe para a fábrica de Yeovil”.
O AW159 na Coreia do Sul
Em 15 de janeiro de 2013, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul anunciou a seleção do AW159 para cumprir uma exigência da Marinha da República da Coreia para um helicóptero marítimo, vencendo o MH-60R Seahawk. O lote de oito aeronaves foi escolhido para realizar missões de busca e resgate, guerra antissubmarino e vigilância.
Em janeiro de 2014, a DAPA anunciou que equiparia seus helicópteros Wildcat com mísseis Spike NLOS para fornecer uma capacidade de ataque stand-off para engajar alvos como artilharia terrestre e pequenas embarcações.
Em abril de 2015, o governo sul-coreano estava considerando encomendar mais 12 Wildcats para fortalecer ainda mais as capacidades antissubmarino da Marinha; opções alternativas incluíam o MH-60 Seahawk e o helicóptero KAI KUH-1 Surion de produção nacional.
Em 13 de junho de 2016, a Marinha da República da Coreia recebeu quatro Wildcats, após alguns atrasos iniciais não especificados. Os helicópteros operam a partir das fragatas de mísseis guiados e defesa costeira classe Incheon. Os quatro restantes foram entregues no final de novembro de 2016. Os Wildcats da ROK Navy são equipados com um radar Seaspray 7400E que oferece cobertura de 360 graus.
Os primeiros quatro AW159s estavam operacionais em fevereiro de 2017. Seu radar AESA e sensor térmico eletroóptico são capazes de detectar contatos de superfície a 360 km (190 milhas náuticas).
Para funções antissubmarino, o helicóptero pode operar por mais de três horas quando equipado com o sonar de imersão Thales FLASH, duas horas com o sonar e um torpedo Blue Shark e uma hora ou mais com o sonar e dois torpedos; também pode lançar sonoboias.