Marinha dos EUA expande testes de embarcações não tripuladas
A Marinha dos EUA está prestes a receber uma pequena frota de protótipos de navios de superfície não tripulados (USVs) maiores e desenvolver a rede de batalha que os conectará à frota, disse o gerente de programa capitão de mar e guerra Pete Small, no início de janeiro.
A US Navy hoje tem 15 veículos subaquáticos não tripulados e sete embarcações de superfície não tripuladas de todas as formas e tamanhos em fabricação hoje. Daqui a cerca de dois anos, a organização Surface Development Squadron-1 (SURFDEVRON) que supervisiona USVs de médio e grande porte terá sete protótipos à sua disposição para uma série de atividades de experimentação, integração de frota, conceito de desenvolvimento de operações e testes de confiabilidade.
A Marinha estava interessada em armar grandes USVs com mísseis, uma ideia que foi rapidamente derrubada pelos legisladores.
A Força estava fazendo progressos em direção a essa visão, com planos para conduzir uma análise de alternativas para navios de superfície ofensivos, incluindo o conceito LUSV habilitado para sistema de lançamento vertical, e planos para expandir os esforços de prototipagem terrestre para casco, automação e confiabilidade do sistema mecânico e elétrico (HM&E) para atender às preocupações do Congresso.
Os legisladores temiam que a US Navy estivesse se movendo muito rapidamente em direção aos navios não tripulados, apesar de nenhuma prova de que seus sistemas de HM&E pudessem operar de forma autônoma por semanas ou meses sem intervenção humana ou manutenção. Sobre a ideia do LUSV habilitado para VLS, os legisladores temiam que a embarcação pudesse ser hackeada ou fisicamente capturada por um adversário, entre outras preocupações relacionadas a uma embarcação não tripulada lançando mísseis mortais.
A Marinha dos EUA está cuidando dessas últimas preocupações por meio do desenvolvimento da Arquitetura Operacional da Marinha (NOA) e do Projeto Overmatch, que geraria uma rede de navios e aeronaves tripuladas e não tripuladas para permitir que o melhor sensor direcione o melhor atirador para enfrentar um adversário – independentemente de se o sensor e o atirador são tripulados ou não.
No lado da confiabilidade, os testes contínuos no mar estão provando a confiabilidade do HM&E e a maturidade dos sistemas de autonomia, e que os próximos testes baseados em terra vão testar rigorosamente os sistemas HM&E ainda mais. Como resultado dos atrasos e da mudança de estratégia nas aquisições do LUSV, a Marinha concedeu seis contratos à indústria para estudos do LUSV, com foco particular na confiabilidade.
No mar, os marinheiros do SURFDEVRON já tiveram várias oportunidades de pegar um protótipo do controlador comum sendo desenvolvido pelo escritório do programa do capitão Small e usá-lo para controlar um grande USV Overlord durante as operações no mar.
Um dos dois USVs Overlord comprados pelo Pentágono transitou da costa do Golfo para o sul da Califórnia de forma autônoma. Marinheiros do SURFDEVRON de um centro de operações em San Diego administraram o trânsito.
“Este longo trânsito foi de mais de 4.700 milhas náuticas percorridas, e mais de 97% dessas milhas foram realizadas em modo autônomo. A única vez que esse navio não esteve em modo autônomo durante o trânsito foi durante o breve período de tempo em que realmente transpôs o Canal do Panamá ”, disse Small.
Esse mesmo navio havia transitado em maio da Costa do Golfo para a costa leste, viajando mais de 3.000 milhas náuticas em sete dias em modo autônomo.
Desde que chegou à Califórnia, o USV Overlord participou do exercício Dawn Blitz, marcando a primeira vez que sistemas tripulados e não tripulados foram integrados durante este exercício. Small disse que o navio passou mais de cinco dias no mar, com 98 por cento desse tempo em modo autônomo, sendo controlado por marinheiros do SURFDEVRON em terra.
“Não estamos apenas demonstrando uma tecnologia de veículos de superfície não tripulados cada vez mais capaz, mas também estamos avançando rapidamente na capacidade da Marinha de conduzir operações estendidas de veículos de superfície não tripulados por meio de uma interface de controle remoto”, disse ele.
O USV médio Sea Hunter operou no mar ao lado de navios de guerra para vários eventos de treinamento tático avançado, novamente com marinheiros do SURFDEVRON controlando o navio.
No ano fiscal de 2023, Small disse que a SURFDEVRON operaria quatro USVs Overlord – dois comprados pelo Pentágono, dois comprados pela Marinha – bem como o Sea Hunter e o navio irmão Sea Hawk, e um protótipo MUSV que a Marinha concedeu à L3Harris no ano passado.
FONTE: USNI News
O SkyNet do filme Terminator 2 , IA + 5G + IOT = Industria 4.0 , começou a revolução e a ascensão das maquinas igual no Matrix.
Indústria 4 ponto zero é automação. Uso da internet nos processos industriais. Melhoria da eficiência. Ela existe desde os anos 2010.
5G é banda larga…mais que o 4G. Mais processamento. Mais velocidade. Mais capacidade. Está em operação desde 2019.
E I.A é a Inteligência Artificial, elementos eletronicos dotados de autonomia na tomada de decisões baseada em um conjunto de dados inseridos em um banco de dados… Hoje são remotamente pilotados , amanhã serão autonomos e independentes.
Mais ou menos.
Um meio militar navegando de forma autônoma decidindo em quem atirar…
Se humanos no controle fazem merda…imagina uma máquina bebada.
“amanhã serão autonomos”
.
Então não começou… vc mesmo disse… “amanha serão”
O futuro da arquitetura da frota americana e das diretrizes de construção naval talvez mude depois das revisões do time bideniano Austin/Hicks (esta última elogiada pela sua proficiência nas artes negras do Pentágono) & Harker. Por ora, dizem que muito do que Trump esboçou vai ficar, até com majoração de frota não tripulada, mas ainda é tudo muito incerto. Temos que aguardar pra ver a realidade da coisa. Tenho bad feelings about este assunto.