MUSV na configuração trimarã da Austal

O Unmanned Campaign Plan, que está em andamento há meses, promete ser a primeira vez que a US Navy reunirá todos os seus esforços não tripulados em um todo coerente

WASHINGTON – O tão esperado plano da Marinha dos EUA para sua futura frota de navios não tripulados está em vias de ser lançado no final deste mês, após uma enxurrada de relatórios de construção naval em dezembro que a equipe de Trump empurrou no último minuto.

O Unmanned Campaign Plan, em andamento há meses, promete ser a primeira vez que a Marinha envolverá todas as suas armas aéreas não tripuladas, de superfície e de subsuperfície em um todo coerente, estabelecendo um marco para o Pentágono em quão rápido e como de forma abrangente, ele pode recorrer a sistemas automatizados.

Ainda não está claro qual será o cronograma para construir as centenas de novas plataformas não tripuladas, ou como e onde a Marinha planeja fazer o trabalho – e não se pensa que o documento entrará nesse tipo de detalhes. Em vez disso, provavelmente irá delinear as missões e operações que os novos sistemas realizarão, ao mesmo tempo em que lida com as outras questões.

A Atlas North America e o Columbia Group revelaram um conceito de design LUSV baseado no casco MEKO 100 durante o SNA 2020

O próximo plano de construção naval de 30 anos, com previsão de lançamento com a apresentação do orçamento de 2022 em abril, deve oferecer mais uma pista de como e onde a Marinha – e o Congresso – querem começar a pagar pelo desenvolvimento das centenas de novas plataformas.

O plano 2021 de 30 anos divulgado em dezembro previa algo entre 119 e 166 navios não tripulados até 2045, o que representaria uma porcentagem significativa da frota planejada de 355 navios, mas o Congresso tem sido cético em relação aos esforços da Marinha para construir novos navios, e direcionou o serviço para testar os sistemas completamente antes de construir qualquer coisa.

Conceitos do MUSV

Em julho, apesar do ceticismo bipartidário no Capitólio, a Marinha concedeu à L3 Technologies um contrato de US$ 34,9 milhões para um protótipo Medium Unmanned Surface Vessel (Embarcação de Superfície Não Tripulada Média), junto com uma opção para até oito navios adicionais.

A indústria de construção naval começou a mudar, mesmo que ligeiramente, para atender à demanda futura. O maior construtor naval do país, Huntington Ingalls, fez um pequeno, mas significativo investimento em autonomia no mês passado, comprando o negócio de autonomia da Spatial Integrated Systems Inc., especializada na construção de sistemas autônomos para militares.

Um grande esforço no impulso para construir novas classes de navios será amarrar links de dados entre eles e navios de superfície tripulados, submarinos e aeronaves acima. A Marinha está lidando com isso em seu Projeto Overmatch, um impulso para desenvolver uma rede de batalha capaz de unir os esforços da Força Aérea e do Exército para conectar sensores e atiradores do espaço ao domínio submarino em uma rede.

Como os planos estão agora, a Marinha está procurando comprar três tipos de navios não tripulados – o Large Unmanned Surface Vehicle (LUSV), o Medium Unmanned Surface Vehicle (MUSV), e o Extra-Large Unmanned Undersea Vehicles (XLUUV).

Conceitos do Medium Unmanned Surface Vehicle (MUSV) da Austal

XLUUV – Extra-Large Unmanned Undersea Vehicle

FONTE: Breaking Defense

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