TÓQUIO — Um submarino da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) colidiu na segunda-feira com um navio mercante no Oceano Pacífico ao largo da ilha principal de Shikoku, mas nenhum dano maior foi relatado, disseram autoridades governamentais.

O Souryu, de 84 metros de comprimento, raspou o casco do navio enquanto ele voltava à superfície, disse o Ministério da Defesa, acrescentando que três tripulantes do submarino ficaram levemente feridos.

O porta-voz do governo Katsunobu Kato disse em uma entrevista coletiva que um navio que se acreditava ser um navio mercante, quando contatado pela Guarda Costeira do Japão, relatou que nenhum impacto foi sentido e parece não ter sofrido danos.

A colisão ocorreu por volta das 10h58 da manhã no Cabo Ashizuri, na província de Kochi. O ministério disse que o mastro da antena do submarino e outras partes superiores foram levemente danificados, mas ele pode continuar navegando.

O ministro da Defesa, Nobuo Kishi, disse que o submarino, que estava passando por treinamento de rotina, avistou o navio comercial pelo periscópio enquanto emergia, mas não foi capaz de evitar o choque a tempo. O equipamento de comunicação do submarino foi danificado no acidente, causando um atraso de horas na notificação do incidente por telefone celular, disse ele.

Kishi disse a repórteres que havia sido instruído pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga a confirmar a segurança do navio comercial e fornecer resgate se necessário, mas que a JMSDF não foi capaz de confirmar os detalhes sobre o navio porque ele deixou a cena logo depois.

A colisão, que aconteceu na esteira de um incidente em que um destróier da JMSDF  atingiu um barco de pesca chinês em março do ano passado, foi “verdadeiramente lamentável”, disse ele.

O Japan Transport Safety Board disse que iniciou uma investigação sobre a colisão.

O Souryu é um submarino diesel-elétrico com um deslocamento padrão de 2.950 toneladas e uma tripulação de cerca de 65 pessoas. Ele entrou em serviço em 2009 como o primeiro de sua classe.

O submarino Soryu avariado, navegando ao largo da costa do Cabo Ashizuri na província de Kochi – Foto: Guarda Costeira do Japão

FONTE: Kyodo News

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments