Os porta-aviões USS Nimitz e USS Theodore Roosevelt treinam juntos no Mar da China Meridional
Os porta-aviões USS Nimitz e USS Theodore Roosevelt e seus grupos de ataque se encontraram no contencioso Mar da China Meridional para operações conjuntas na terça-feira (9/2), de acordo com um comunicado da Marinha dos EUA.
“Os navios e aeronaves dos dois grupos de ataque coordenaram operações em uma área de alto tráfego para demonstrar a capacidade da Marinha dos EUA de operar em ambientes desafiadores”, disse o comunicado.
Os exercícios de dois porta-aviões são relativamente raros, embora tenham visto um aumento recente na frequência. Até terça-feira, apenas nove ocorreram na região do Indo-Pacífico desde 2001 – quatro desde junho.
A Marinha conduziu operações com dois porta-aviões no Mar da China Meridional pela última vez em julho, quando o Nimitz e o USS Ronald Reagan operaram juntos duas vezes.
A China reivindica cerca de 90% do Mar da China Meridional como suas águas territoriais, apesar de uma decisão internacional em 2016 em contrário.
Os EUA rejeitaram formalmente em julho as afirmações de Pequim na região e regularmente enviam a Marinha para contestar as reivindicações chinesas.
Clique nas imagens abaixo para visualizá-las em tamanho maior.
FOTOS: U.S. Navy