Os navios de guerra originais do Projeto 22350 produzidos em série no Estaleiro Severnaya (parte da United Shipbuilding Corporation) carregam dois lançadores versáteis cada

MOSCOU, 16 de fevereiro./TASS/. As fragatas aperfeiçoadas do Projeto 22350, Admiral Amelko e Admiral Chichagov, serão portadoras de armas hipersônicas e serão capazes de transportar 32 mísseis de cruzeiro cada, uma fonte da indústria de construção naval doméstica disse à agência TASS na terça-feira.

“A dupla (as fragatas Admiral Amelko e Admiral Chichagov) será capaz de realizar as tarefas que os navios de produção em série padrão cumprem. Elas carregarão uma carga maior de munição. Existe a possibilidade de instalar armas hipersônicas”, disse a fonte.

“Segundo o contrato, elas transportarão quatro lançadores versáteis embarcados cada uma e esta série de navios terá continuidade. Cada lançador é projetado para oito mísseis de cruzeiro Kalibr-NK e/ou Oniks e, eventualmente, para armas Tsirkon hipersônicas”, disse a fonte.

A TASS ainda não tem confirmação oficial desta informação.

Project 22350

Os navios de guerra originais do Projeto 22350, produzidos em série, construídos no Estaleiro Severnaya (parte da United Shipbuilding Corporation), carregam dois lançadores versáteis cada. A Marinha Russa está usando atualmente a fragata principal do Projeto 22350, Admiral Gorshkov, para testar armas hipersônicas Tsirkon.

A fragata Almirante Gorshkov lançou em teste um míssil de cruzeiro hipersônico Tsirkon pela primeira vez no início de outubro de 2020. O míssil lançado do Mar Branco atingiu um alvo marítimo no Mar de Barents. O Tsirkon desenvolveu uma velocidade de Mach 8 e subiu a uma altitude de 28 km. O teste seguinte de lançamento ocorreu em novembro de 2020. Um míssil Tsirkon atingiu com sucesso um alvo marítimo a uma distância de 450 km, desenvolvendo uma velocidade superior a Mach 8.

Míssil hipersônico Tsirkon

Míssil hipersônico Tsirkon 3M22 (SS-N-33)

Em fevereiro de 2011, o então vice-ministro da Defesa, Vladimir Popovkin, anunciou planos para desenvolver o sistema naval Tsirkon com um míssil hipersônico. De acordo com relatos da mídia, os testes de voo do míssil começaram em 2015.

Em seu discurso sobre o estado da nação na Assembleia Federal em fevereiro de 2019, o presidente russo Vladimir Putin disse que o trabalho no míssil hipersônico Tsirkon estava ocorrendo conforme o planejado.

Como disse o líder russo, o Tsirkon era capaz de desenvolver uma velocidade de cerca de Mach 9 e sua capacidade ataque com alcance poderia ultrapassar 1.000 km.

Ele disse também disse que o Tsirkon pode atingir alvos navais e terrestres. Na época, Putin especificou que havia planos para implantar o Tsirkon em navios de superfície e submarinos produzidos em série, incluindo os navios de guerra construídos ou em construção para mísseis de cruzeiro Kalibr.

A Rússia usa o lançador versátil de navio 3S-14 para o lançamento de armas hipersônicas Tsirkon e mísseis de cruzeiro Kalibr. Esses lançadores, em particular, estão operacionais nas fragatas do Projeto 22350 da Marinha Russa e nas corvetas do Projeto 20380.

Maquete do lançador versátil 3S-14
Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments