Porta-aviões Cavour da Marinha Italiana chega a Norfolk para certificação do F-35B
NORFOLK, Virgínia – A nau capitânia da Marinha Italiana, o porta-aviões ITS Cavour (CVH 550), chegou à Estação Naval de Norfolk, Virgínia, em 13 de fevereiro para uma série de operações ao lado de meios militares dos EUA para atingir a certificação de “pronto para operações” da Marinha Italiana para pouso e lançamento aeronaves F-35B com segurança, disse a 2ª Frota dos Estados Unidos em um comunicado.
Enquanto estiver no Atlântico Ocidental, o Cavour será receberár uma equipe de teste do F-35 Joint Program Office para conduzir testes de mar, uma série de testes e atividades funcionais para criar um envelope operacional de voo seguro para a variante de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) da aeronave de quinta geração a bordo do navio recentemente atualizado.
Este teste de voo com base em um porta-aviões e outras ações com navios e aeronaves da 2ª Frota dos EUA melhoram a interoperabilidade e fortalecem o relacionamento entre dois Aliados da OTAN:
“Operar no Atlântico Ocidental com nossos aliados da OTAN apresenta uma oportunidade mutuamente benéfica de aprimorar as capacidades de ambas as nossas marinhas”, disse o vice-almirante Andrew Lewis, comandante da 2ª Frota dos EUA. “Apoiar nossos aliados italianos na certificação de seu porta-aviões aumenta nossa experiência coletiva em segurança e habilidades de combate. Somos mais fortes juntos.”
Ao cruzar o Atlântico vindo da Itália, o ITS Cavour foi recebido pelo destróier de mísseis guiados USS Stout (DDG 55) classe Arleigh-Burke e conduziu um exercício de interoperabilidade de três dias com o apoio da Carrier Air Wing (CVW) 7 e Patrol and Reconnaissance Wing (CPRW) 11. Eventos específicos incluíram manobra de navio integrada, detecção de combate “low-slow-flyer”, séries de guerra anti-superfície com participação de P-8, evento de controle de defesa aérea/interceptação aérea com participação de F/A-18 e Eventos de interoperabilidade C5I no Atlântico Ocidental, de 10 a 12 de fevereiro.
“Estamos profundamente gratos pela recepção calorosa recebida pela 2ª Frota da Marinha dos Estados Unidos em nossa chegada às águas do Atlântico Ocidental”, disse o Capitão Giancarlo Ciappina, comandante do ITS Cavour. “Meus oficiais e toda a tripulação ficaram impressionados com o profissionalismo e marinharia demonstrados durante esses três dias de treinamento das tripulações do USS Stout, CVW-7 e CPRW-11. Consideramos um verdadeiro privilégio ter a oportunidade de navegar e exercitar-se ao lado de nossos aliados e amigos mais próximos e estamos muito orgulhosos de compartilhar com a Comunidade da USN tão importante implantação de certificação, que fornecerá ao ITS Cavour e a aviação naval italiana a capacidade de combate de quinta geração Joint Strike Fighter.”
Ao chegar em Norfolk, o ITS Cavour foi recepcionado pelo USS John. C. Stennis (CVN 74). O Stennis está coordenando e fornecendo todos os serviços de cais exigidos pelo Cavour, incluindo reabastecimento, operações de mergulho, equipamentos e pessoal de carga, segurança e funções médicas de contingência.
“Não poderíamos estar mais animados para recepcionar nosso aliado italiano”, disse o capitão Cassidy Norman, oficial comandante do Stennis. “A equipe do Stennis compreende totalmente a importância de construir confiança e cooperação apoiando a certificação do Cavour com a mais nova aeronave de combate multifuncional, o F-35. Estamos felizes em ver nossos colegas da aviação naval italiana aumentarem dramaticamente sua capacidade operacional, fortalecendo nossa capacidade coletiva.”
A Equipe do F-35 Pax River Integrated Test Force (ITF) da Naval Air Station Patuxent River, Maryland compreende quase 200 pessoas com experiência em engenharia, pilotos de testes e experiência para conduzir o teste de voo de expansão de envelope do F-35B, com duas aeronaves de teste de voo de desenvolvimento especialmente instrumentadas e equipamento de apoio.
“A Itália é um parceiro de programa cooperativo de importância crítica no empreendimento F-35”, disse Andrew Maack, engenheiro-chefe de testes do F-35 Pax River ITF e diretor do local.
“Estamos entusiasmados com o embarque com os marinheiros do Cavour e honrados em contribuir para que o porta-aviões alcance o objetivo estratégico da Marinha Italiana de estar pronto para as operações”, disse Maack. “Estamos ansiosos por um destacamento a bordo de um sucesso fenomenal.”
Durante décadas, o vínculo entre a Europa e a América do Norte tornou a OTAN a aliança mais forte da história. Realizar treinamento e exercícios ao lado de aliados e parceiros aumenta nossa capacidade e competências coletivas, bem como aumenta a interoperabilidade com as Forças dos EUA.
A 2ª Frota dos EUA exerce autoridade operacional sobre os navios atribuídos, aeronaves e forças de desembarque na costa leste e no Atlântico.