MMIPV

No dia 12 de fevereiro, a Marinha da África do Sul (SAN) realizou uma cerimônia de batismo do primeiro de três Multi Mission Inshore Patrol Vessels (MMIPV) nos Estaleiros Damen na Cidade do Cabo (DSCT).

Inicialmente, o plano era realizar uma grande cerimônia de lançamento, mas devido à situação em torno da pandemia do coronavírus, a SAN decidiu fazer algo em menor escala.

Durante o evento, a embarcação foi abençoada e uma garrafa de champanhe foi quebrada na proa como é costume. A bandeira da África do Sul foi hasteada no navio e ela foi saudada por sua tripulação.

Sam Montsi, Diretor do DSCT, disse: “Apesar da natureza discreta do evento, esta continua sendo uma ocasião importante – a bênção do primeiro destes três importantes navios que estamos construindo na África para a África. Com isso ocorrendo enquanto a pandemia global continua, todo cuidado foi tomado para garantir o bem-estar de todos aqui hoje. Isso conta também para o dia a dia da obra, com rígidas medidas de segurança em vigor. Por causa dessas medidas, podemos continuar nosso trabalho nas embarcações e permanecer dentro do prazo e do orçamento, algo de que todos podemos nos orgulhar. ”

Os MMIPVs contribuirão para a segurança marítima da África do Sul, aumentando a capacidade do país de responder de forma eficaz, rápida e econômica a ameaças como tráfico e pesca ilegal.

“Hoje é mais um marco na história da Marinha da África do Sul. Pensar onde esse primeiro MMIPV pode entrar na história é emocionante. Esta embarcação será crucial nas operações de busca e salvamento e um elo crítico nas operações de segurança. A reconfigurabilidade do navio o torna um multiplicador de força em qualquer ambiente litorâneo para a Marinha da África do Sul. O que o futuro reserva para este navio, ninguém sabe. O que eu sei, sem dúvida, é que os bravos homens e mulheres, que juraram defender a constituição e proteger as liberdades que tanto prezamos, são os verdadeiros heróis e protagonistas desta história”, afirmou o Chefe da Marinha da África do Sul, Vice-Almirante Mosiwa Hlongwane durante a cerimônia de bênção.

A embarcação naval de 62 x 11 metros será a primeira do tipo Damen Sea Axe a operar na África do Sul. O Sea Axe é um projeto patenteado pela Damen que oferece um comportamento excepcional de navegação. A proa em forma de machado de gume reto corta a água, minimizando batidas para aumentar a segurança e o conforto a bordo e reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões.

Discurso do Chefe da Marinha da África do Sul, Vice-Almirante Mosiwa Hlongwane
Discurso do Chefe da Marinha da África do Sul, Vice-Almirante Mosiwa Hlongwane
Boas-vindas pelo Sr. Sam Montsi, Diretor dos Estaleiros Damen da Cidade do Cabo
Boas-vindas pelo Sr. Sam Montsi, Diretor dos Estaleiros Damen da Cidade do Cabo
Cerimônia de Bênção da Marinha da África do Sul: Durante o evento, o navio foi abençoado e uma garrafa de champanhe foi quebrada na proa como é o costume
Cerimônia de Bênção da Marinha da África do Sul: Durante o evento, o navio foi abençoado e uma garrafa de champanhe foi quebrada na proa como é o costume

Damen Shipyards Group

O Damen Shipyards Group está em operação há mais de noventa anos e oferece soluções marítimas em todo o mundo, por meio de design, construção naval, reparação naval e serviços relacionados. A Damen opera 36 estaleiros em 18 países e oferece emprego direto para mais de 13.000 pessoas.
Os valores da Damen são companheirismo, habilidade, empreendedorismo e administração. A empresa almeja ser a construtora naval mais sustentável do mundo, por meio da digitalização e padronização de seus produtos. As principais atividades da Damen são o projeto e a construção em série de navios inovadores, integrando diversos componentes e subsistemas em plataformas de alta qualidade. Essas atividades são apoiadas por uma rede mundial de vendas e serviços.
A Damen também atua na reparação e conversão de navios existentes e na venda e produção de componentes para a indústria marítima.

FONTE: Damen

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments