O estaleiro ARES e a METEKSAN Defense iniciaram o primeiro programa AUSV autóctone da Turquia em outubro de 2020. O protótipo de embarcação ULAQ AUSV (Armed Unmanned Surface Vehicle) autônomo e controlado remotamente foi construído a partir de compostos avançados e tem alcance de 400 km, a uma velocidade de 65 km/h, capacidade de visão diurna/noturna e comunicação criptografada. Pode ser operado a partir de veículos móveis e quartéis-generais ou de plataformas marítimas, como porta-aviões ou fragatas.

Ele será usado para missões como inteligência, vigilância, reconhecimento, guerra de superfície, guerra assimétrica, missões de escolta e proteção de infraestrutura estratégica. Seguindo este protótipo, outros AUSVs para atividades incluindo busca e salvamento estarão prontos para fabricação.

Em uma declaração conjunta, Utku Alanç, CEO do Estaleiro ARES, e Selçuk K. Alparslan, gerente geral da METEKSAN Defense, afirmaram: “No campo de Veículos de Superfície Não Tripulados (USVs) gostaríamos de anunciar com orgulho que lançamos o primeiro Veículo de Superfície Armado Não Tripulado da série ULAQ e ele deu início ao período de testes intensivos no mar.”

Capaz de hospedar inteligência artificial, o ULAQ AUSV será equipado com diferentes variações de sistemas de comunicação e inteligência, como sistemas de interferência e guerra eletrônica, para corresponder às diversas necessidades operacionais. O navio será capaz de realizar operações conjuntas com outras tecnologias, como UAVs, AUAVs e TUAVs.

Os sistemas de mísseis do protótipo AUSV incluem 4 células do Cirit e 2 do L-UMTAS, fornecidos pelo fabricante de sistemas de mísseis turco Roketsan. Os testes de tiro estão planejados para o primeiro trimestre de 2021.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments