Capt. James White, U.S. Air Force Space Officer and commander of the USNS Howard O. Lorenzen (T-AGM-25), and crew, travel towards the Pacific Ocean on the Columbia River for the final tour of the vessel. The USNS Howard O. Lorenzen is a 534-feet-long Missile Range Instrumentation Ship operated by the Military Sealift Command to conduct missions sponsored by the U.S. Air Force. Photo by Staff Sgt. Jason van Mourik, Oregon Military Department Public Affairs.

Navio T-AGM-25 e aeronave RC-135S estão preparados para possível teste de mísseis balísticos norte-coreanos no próximo mês

Ativos de reconhecimento dos EUA estão se reunindo na Península Coreana. As autoridades militares da Coreia do Sul e EUA acreditam que existe a possibilidade de a Coreia do Norte realizar uma provocação a pretexto dos exercícios conjuntos que começam no dia 8 do próximo mês. Em particular, acredita-se que a Coreia do Norte pode lançar foguetes de longo alcance como se fosse lançar satélites para o espaço.

De acordo com as autoridades militares no dia 15, o navio rastreador de mísseis balísticos USNS Howard O. Lorenzen (T-AGM-25) da US Navy navegou ao largo da costa da Coreia do Sul durante o feriado do Ano Novo Lunar.

O navio de 12.000 toneladas está equipado com radares de varredura eletrônica ativa (AESA) capaz de determinar a trajetória de mísseis balísticos. Estes radares podem observar com precisão alvos aéreos a 1.000 km de distância. Em 2016 e 2017, ele foi à costa da Coreia do Sul para monitorar os lançamentos de mísseis de longo alcance da Coreia do Norte.

A aeronave RC-135S da Força Aérea dos EUA deixou a Base Aérea de Offutt, Nebraska, no dia 6, seguindo para Kadena, Okinawa, Japão. Com apenas três aeronaves de reconhecimento dos EUA, equipamentos eletroópticos avançados podem monitorar trajetórias de mísseis à distância. Sempre que a Coreia do Norte anuncia o lançamento de um míssil, o RC-135S é implantado na base de Kadena.

As autoridades militares estão prestando atenção especial ao local de lançamento do míssil em Dongchang-ri, Cheolsan-gun, Província de Pyongan do Norte. A Coreia do Norte o chama de base de lançamento de satélite no Mar Ocidental. Em 2016, Dongchang-ri lançou um foguete de longo alcance, o Galaxy, para colocar o satélite de observação da Terra Gwangmyeongseong 4 em órbita espacial.

USNS Howard O. Lorenzen (T-AGM-25)
USNS Howard O. Lorenzen (T-AGM-25)

FONTE: JoongAng Ilbo

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments