Dynamic Manta 2021: Forças da OTAN treinam para a guerra antissubmarino
De 22 de fevereiro a 5 de março de 2021, acontece, no Mar Jônico, o exercício antissubmarino (ASW) da OTAN “Dynamic Manta 2021”.
A cobertura da área estende-se do nível do mar à FL80, incluindo a área a leste da Sicília e a região de informações de voo (FIR) de Atenas e Malta.
O “Dynamic Manta” (DYMA) é um dos exercícios anuais da OTAN que tem como objetivo o de assegurar a interoperabilidade constante entre as forças aéreas, de superfície e subaquáticas, na luta antissubmarino.
O exercício envolve 6 submarinos da França, Grécia, Itália, Turquia e Estados Unidos sob o controle do Comando Submarino da OTAN (COMSUBNATO) e 5 navios de superfície da França, Grécia, Itália, Espanha e Turquia.
Cinco aviões e helicópteros de patrulha marítima da França, Alemanha, Itália, Grécia e Estados Unidos também participam.
A França também utilizará o grupo de ataque do porta-aviões Charles De Gaulle.
Esse é o ambiente, a meu ver, mais complexo… demanda muita coordenação interna entre as estações do Navio… e no âmbito da Força Naval, há que haver uma visão clara da situação para poder bem empregar aeronaves e escoltas em oposição à ameaça submarina…
Imagino que a ideia do exercício seja exatamente isso que você falou, ou seja, o mais próximo possível de um ambiente real de conflito.
Tenho especial curiosidade sobre como delimitam a área de atuação de cada submarino no exercício, para evitar possíveis colisões.
Muito bacana observar um exercício desse nível.
Uma pena que o blog só esteja noticiando isso 5 dias após o início do mesmo.
Normalmente cada submarino opera em um setor diferente ou profundidade determinada para não haver risco de colisão.
Galante, thanks.
Fernando, uma curiosidade : Como é feita a comunicação de um submarino sinistrado em submersão, sem condições de lançar uma antena a superfície? Seria por VLF?
Conhecida a posição, o meio de comunicação seria o UQC, o qual.opera em VLF… abraço…
A OTAN utiliza o AN/WQC-2A com o protocolo JANUS.
Que Belas Imagens. Navios com design modernos.
Alguém sabem os meios envolvidos ? modelo das fragatas, submarinos, etc..
Os blogs internacionais possuem informações mais completas sobre o exercício. Não dá para postar aqui os links.
O submarino da US Navy é um “Los Angeles Melhorado” deslocando submerso 7000 toneladas armado com 4 tubos de torpedos e capacidade máxima de 26 torpedos/mísseis e outros 12 silos verticais exclusivos para mísseis “Tomahawks”, 38 “armas” máximo. . Os demais submarinos são “convencionais” dos tipos “209” e “214” semelhantes aos da marinha brasileira, deslocamento submerso inferior a 2000 toneladas, oito tubos de torpedos e cerca de 14 torpedos. . Dos navios de superfície se tem a fragata espanhola de defesa de área que desloca pouco mais de 6000 toneladas carregada, com sistema “Aegis” 48 silos verticais para mísseis SM-2… Read more »
As F-100 tem capacidade para Tomahawk, que foram aprovados para venda pelo Congresso mas nunca foram comprados pela Marinha da Espanha.
Submarinos Italianos são type 212 e os type 214 além dos torpedos podem disparar mísseis anti-navio,
Assim como os navios de guerra mencionados, para além das armas que mencionaste, faltaram ser mencionados os torpedos.
Mais precisamente :
Eight NATO Allies are participating: Belgium, France, Germany, Greece, Italy, Spain, Turkey, and the United States; with five surface ships (FRA, GRC, ITA, SPA, TUR); five submarines (GRC, ITA, TUR, USA); five maritime patrol aircraft (FRA, GER, GRE, ITA, USA); and an aircraft carrier from France and its support ships from FRA, BEL, GRE, and USA
O NAe francês Charles de Gaulle e navios acompanhantes, seja os que o acompanharão somente no Mediterrâneo e os que seguirão viagem até o Oceano Índico são participantes de ocasião, justamente pela coincidência do exercício e a partida do grupo do NAe então terão menor peso no exercício.
Sim. Esta informação está dispo nível em todos os blogs internacionais. Nenhuma novidade.
Nem todos tem acesso ou interesse em pesquisar blogs internacionais, daí aproveitei seu comentário.
Ok Dalton. O que acontece é que poucos aqui se mantém no assunto da matéria e tem conhecimento sobre o que se discute aqui. A maioria não sabe nada e desvia o assunto para asneiras.
Infelizmente tenho que concordar com você, mas, não é o caso do Wellington, então você e eu fizemos nossa parte.
Beleza Dalton!
Poucos aqui.
Esteves é um dos muitos aqui que aprende. Também é um dos poucos aqui que escreve, as vezes asneiras…não porque tem antepassados cavalares, mas somente porque alguns assuntos entram em searas mais…ou menos amenas.
Eu até ia agradecer Mestrissimo Dalton pela gentileza e apaixonante rapidez clarificante ao completar as informações solicitadas.
Ia. Agora vou ler outro assunto e deixar esse aos…colegas que se importam mais com o ego próprio e conhecem a fórmula do cosmos.
Kali está chegando para cortar vossas cabeças.
Isso e manobra de Marinha de Guerra . Nao como acontece com certa Marinha q sai uma vez por ano para dar voltas com seus ” aspirantes ” .
Com a desculpa de ser um Navio Escola.
O assunto é técnico. Se não tem condição de acompanhar, não escreva asneiras, ok ?
Vixi. Post contaminado.
Fujam.