Em 26 de fevereiro de 2021, o Escritório do Projeto Conjunto Bell-Boeing em Amarillo (Texas) recebeu um contrato de modificação no valor de US$ 309,5 milhões para a produção e entrega de quatro aeronaves de rotores basculantes (tiltrotor) CMV-22B Osprey Carrier Onboard Delivery (COD) destinados à Marinha dos Estados Unidos.

Os tiltrotors são encomendados no orçamento do ano fiscal de 2021 e devem ser concluídos em março de 2025.

Anteriormente, em 31 de março de 2016, o Bell Boeing JPO recebeu seu primeiro pedido do Comando de Sistemas Aéreos Navais (US$ 151 milhões) para serviços de engenharia não recorrentes associados ao desenvolvimento da variante COD do conhecido Osprey. Esse orçamento do FY16 foi usado para adicionar recursos ao MV-22B padrão, como estender seu alcance e a fabricação de um rádio uma alta frequência além da linha de visada, entre outros. O trabalho de desenvolvimento foi concluído em setembro de 2020.

Em 29 de junho de 2018, um pedido de aquisição foi feito para 39 aeronaves CMV-22B. O orçamento para essas 39 aeronaves (estimados em cerca de US$ 2,9 bilhões) faz parte do orçamento do FY17 e 18 e deve ser concluído até novembro de 2024. Esse pedido de 29 de junho também continha tiltrotors para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (34), Força Aérea (1) e Japão (4).

Em 28 de dezembro de 2018, um pedido de modificação foi feito para a produção e entrega de três CMV-22Bs no valor de 366,8 milhões. Este trio do FY19 deve ser concluído em outubro de 2023. Este pedido foi seguido por um pedido de modificação (US$ 170,4 milhões, FY21) em 9 de dezembro de 2020 que continha a produção e entrega de um CMV-22B e exerceu a opção para a V-22 Common Configuration Readiness and Modernization (CC-RAM) Lot 4. Espera-se que esse único tiltrotor seja concluído em setembro de 2024.

Portanto, com o último contrato, dos 39 CMV-22Bs encomendados, oito foram comprados até agora.

A primeira implantação operacional do CMV-22B está prevista para este ano e ocorrerá no USS Carl Vinson (CVN-70). O Fleet Logistics Multi-Mission Squadron (VRM) 30 Titans, baseado em NAS North Island (CA), terá essa honra.

Espera-se que um destacamento COD de dois, possivelmente três, CMV-22Bs se junte ao Carrier Air Wing TWO (‘NE-xxx’).

Os tiltrotors também serão atribuídos ao US Navy Fleet Replacement Squadron (FRS) VRM-50 SunHawks em North Island (CA) para treinamento.

FONTE: Scramble Magazine

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