Força Marítima de Autodefesa do Japão incorpora novo navio de vigilância oceânica
A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) anunciou na quinta-feira a cerimônia de comissionamento do JS Aki, o mais novo navio de vigilância oceânica da sua frota.
O JS Aki de 67 m de comprimento é o terceiro da classe “Kibiki” construído no estaleiro Mitsui E&S Shipbuilding Co. na cidade de Tamano, o terceiro navio de 67 m de comprimento da classe Hibiki do Navio de Vigilância Oceânica em serviço.
As embarcações da classe Hibiki têm uma boca de 30 metros, velocidade máxima de 11 nós (20 km/h) e um alcance padrão de 3.800 milhas náuticas (7.000 km).
A estrutura do casco do Aki é muito característica, chamada de Small Waterplane Area Twin Hull (SWATH). Essa estrutura reduz a resistência das ondas ao diminuir o volume do navio próximo à superfície do mar e aumenta a estabilidade durante a navegação.
O navio, que tem um deslocamento de carga total de 3.048 toneladas, possui um sonar rebocado do tipo AN/UQQ-2 Surveillance Towed Array Sensor System (SURTASS), que é um sonar ativo/passivo de longo alcance que pode ser implantado no mar para coletar vários dados acústicos.